Nova SBE lança novo programa de formação para gestores de PME
Programa de gestão para PME arranca em abril e consiste numa "formação intensiva de 18 meses". Candidaturas estão abertas a partir de hoje, prolongando-se até 31 de dezembro.
A Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE) quer contribuir para um crescimento de 2% da economia nacional através de um novo programa de formação que pretende “apoiar a modernização e competitividade dos decisores das pequenas e médias empresas” portuguesas. As candidaturas estão abertas a partir desta quarta-feira, dia 25 de outubro, sendo que podem ser feitas online. O prazo termina no último dia de dezembro.
“Em dois anos, a Nova SBE quer impactar positivamente a economia nacional através de um novo programa de formação e capacitação de gestores“, informou esta manhã a instituição de ensino superior, numa nota enviada às redações.
A iniciativa é justificada pelo nível de competitividade “muito baixo” das empresas portuguesas, face a outros países da União Europeia. “Cerca de 60% das PMEs portuguesas diz não ter interesse em exportar, 86% não utiliza ferramentas de gestão essenciais e mais de 70% não realizou qualquer investimento em transformação digital nos últimos dois anos“, detalha a Nova SBE.
Perante este cenário, e “por saber que o nível de literacia de gestão é um fator determinante na perfomance das micro, pequenas e médias empresas“, esta escola de negócios decidiu lançar o Nova SBE Voice Leadership, que arrancará em abril de 2024 com o programa de gestão para PME. É “uma formação intensiva de 18 meses, num total de 80 horas de formação, onde serão disponibilizados conteúdos, material de suporte à gestão e o apoio de mais de 200 mentores especializados em áreas críticas para o crescimento e internacionalização”.
“O painel de formadores do programa vai além dos professores e investigadores da Nova SBE, integrando ainda um programa de certificação de mentoria, direcionado a gestores e líderes que pretendam colocar ao serviço a sua experiência profissional ou pessoal”, destaca a instituição no mesmo comunicado.
Por outro lado, durante esta iniciativa, será desenvolvido um estudo de impacto do programa, através do acompanhamento das empresas em várias vertentes, nomeadamente as exportações, o volume de faturação, o crescimento das equipas e a internacionalização.
Segundo Pedro Brito, diretor executivo da iniciativa Nova SBE VOICE Leadership, “esta iniciativa inclui diversos parceiros e indivíduos que diariamente se juntam para participar num movimento cujo grande objetivo é aumentar a competitividade das PME portuguesas, com impacto direto na criação de valor e na qualidade de vida dos cidadãos portugueses”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nova SBE lança novo programa de formação para gestores de PME
{{ noCommentsLabel }}