Formação, teletrabalho e desemprego. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
O podcast "Ao trabalho!" leva até si, todas as quintas-feiras, tudo o que precisa de saber sobre o que está a fazer mexer o mercado de trabalho nessa semana.
O que está a fazer mexer o mercado de trabalho? Todas as quintas-feiras, o podcast “Ao trabalho” conta-lhe tudo o que precisa de saber. Esta semana falamos sobre o primeiro balanço do cheque de formação digital, sobre as dificuldades na fiscalização da compensação do teletrabalho, sobre a transparência salarial e ainda sobre a evolução (negativa) do emprego no setor têxtil. Ouça o episódio no leitor abaixo ou aqui.
Em dois meses, os portugueses fizeram quase 800 candidaturas ao cheque de formação digital. O balanço foi feito esta semana pelo secretário de Estado do Trabalho, que avançou ao ECO que o Governo conta alargar até ao fim do ano esta medida à formação feita à distância.
Da formação para os modelos de trabalho, os advogados alertaram esta semana que fiscalizar a compensação do teletrabalho pode ser difícil. Maria Luís Guedes de Carvalho, da CCA Law, avisou mesmo que haverá mesmo “muitos empregadores” que pagarão os tais 22 euros como compensação das despesas decorrentes do teletrabalho, independentemente de os dias de trabalho remoto serem ou não completos.
Quanto aos ordenados, destaque para um estudo recente que mostra que os portugueses valorizam a transparência salarial dentro das empresas e nos processos de recrutamento. Mais de 90% dos trabalhadores indicaram que gostariam de ver o salário indicado nos anúncios de emprego.
Por fim, a evolução do emprego no têxtil. De acordo com um inquérito da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, 45% das empresas inquiridas preveem uma diminuição dos postos de trabalho nos últimos três meses deste ano. Só 12% conta empregar mais gente e 42% vai manter o efetivo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Formação, teletrabalho e desemprego. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
{{ noCommentsLabel }}