PIB cresceu 2,8% no primeiro trimestre deste ano
A economia nacional cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2017, revelou o Instituto Nacional de Estatística. As exportações cresceram mais do que as importações e o investimento acelerou.
A economia nacional cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2017, revelou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE), numa primeira estimativa. Este é o melhor registo desde o quarto trimestre de 2007. Superou todas as estimativas.
No último trimestre de 2016, a economia portuguesa já tinha crescido 2% em termos homólogos. A expectativa dos analistas para o PIB do primeiro trimestre era de um aumento entre 2,4% e 2,7%.
O INE adianta que “esta aceleração resultou do maior contributo da procura externa líquida, que passou de negativo para positivo”. Este contributo foi possível porque as exportações de bens e serviços cresceram mais do que as importações.
Fonte: INE
Ao mesmo tempo, “a procura interna manteve um contributo positivo elevado, embora inferior ao do trimestre precedente”. O INE estima ainda que o consumo privado desacelerou, mas o investimento aumentou de ritmo.
Quando comparado com o final de 2016, a economia nacional cresceu agora 1% — valor que também representa um aumento de ritmo, uma vez que nos últimos três meses do ano passado o crescimento em cadeia tinha sido de 0,7%.
Também nesta ótica de análise o crescimento mais acentuado do PIB está justificado pelo aumento das exportações. Contudo, em termos trimestrais, o investimento abrandou, principalmente devido ao contributo negativo da variação de existências, explica o INE.
Os resultados mais aprofundados das contas nacionais do primeiro trimestre de 2017 estão agendados para o próximo dia 31 de maio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PIB cresceu 2,8% no primeiro trimestre deste ano
{{ noCommentsLabel }}