Um em cada quatro desempregados encontrou novo posto de trabalho no terceiro trimestre
Cerca de 25% dos portugueses que não tinham emprego encontraram um novo posto de trabalho entre o segundo e o terceiro trimestre. Em contraste, só 1,3% passaram à situação de desemprego.
Um em cada quatro portugueses que estavam desempregados entre abril e junho encontraram um novo posto de trabalho entre julho e setembro, mostram os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). No entanto, uma fatia quase tão expressiva de desempregados transitou para a inatividade nesse mesmo período.
“Do total de pessoas que estavam desempregadas no segundo trimestre, 50,3% (163,2 mil) permaneceram nesse estado no terceiro trimestre de 2023, 25,3% (82,2 mil) transitaram para o emprego e 24,4% (79,2 mil) transitaram para a inatividade“, adianta o gabinete de estatísticas, no destaque publicado esta manhã.
De notar que para ser considerado desempregado, e não inativo, é preciso estar aberto a abraçar um novo posto de trabalho e procurar ativamente novas oportunidades. Tal significa que os tais 79,2 mil desempregados que passaram, no terceiro trimestre, à inatividade deixaram de procurar um novo emprego ou, pelo menos, não passaram a não estar abertos a começar uma nova oportunidade.
Por outro lado, entre os que estavam empregados no segundo trimestre, 1,3% (67,1 mil) passaram ao desemprego e 2,2% (111,4 mil) transitaram para a inatividade, no terceiro trimestre. Ou seja, a maioria desses indivíduos (96,4% ou 4,8 milhões de pessoas) manteve-se empregada entre os trimestres referidos.
No entanto, nem todos continuaram nos mesmos postos de trabalho ou com o mesmo tipo de relação laboral. Cerca de 3% mudaram de emprego — em causa estão 160,3 mil indivíduos –, sendo que essa fatia diminuiu 0,3 pontos percentuais face ao registado nos três meses anteriores.
Já entre as pessoas que tinham um trabalho por conta própria, 10,9% (77,3 mil) transitaram para um trabalho por conta de outrem, indica o INE.
O gabinete de estatísticas acrescenta que, do total de trabalhadores dependentes que tinham um contrato com termo ou outro tipo de contrato no segundo trimestre, 21,8% (164,9 mil) passaram a ter um contrato sem termo, no terceiro trimestre.
Por outro lado, entre as pessoas que estavam a trabalhar a tempo parcial, quase duas em cada dez passaram a trabalhar a tempo completo, nos trimestres em causa. Em causa estão 77,5 mil indivíduos.
(Notícia atualizada às 11h40)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Um em cada quatro desempregados encontrou novo posto de trabalho no terceiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}