Lloyds Bank de Horta Osório volta a ser 100% privado

O anúncio da saída do Tesouro britânico do capital do maior banco privado do Reino Unido deverá acontecer na próxima quarta-feira, segundo fontes da banca citadas pelo Financial Times.

O Lloyds Bank está prestes a regressar na totalidade para mãos de privados. O Tesouro britânico deverá anunciar nesta quarta-feira a retirada total da sua presença no capital do maior banco britânico. A informação está a ser divulgada pelo Financial Times e pela Sky News, com base em fontes da banca próximas do processo.

Esta informação surge depois de na semana passada, Horta Osório, CEO do Lloyds, ter afirmado que a instituição estava “a poucos dias” de passar totalmente para mãos privadas, no seguimento da redução de participação do Tesouro britânico. De acordo com o banqueiro português, o Tesouro britânico iria mesmo conseguir recuperar em excesso cerca de 500 milhões de libras (592 milhões de euros), face ao total da injeção pública.

Já em abril, Phillip Hammond, ministro das Finanças do Reino Unido, tinha afirmado que o Tesouro tinha conseguido recuperar as 20,3 mil milhões de libras injetadas na instituição, em 2009.

No seguimento desse resgate, os contribuintes britânicos chegaram a ter uma participação de 43% no maior banco privado do país. Atualmente, a posição pública no Lloyds estava na ordem dos 0,25% do capital, segundo avançou recentemente Norman Blackwell, chairman do banco, aos acionistas.

O Lloyds foi alvo de intervenção pública em outubro de 2008, tendo Horta Osório chegado à instituição em 2011. O Tesouro britânico começou a vender em 2013 gradualmente a sua participação no Banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lloyds Bank de Horta Osório volta a ser 100% privado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião