Última oportunidade para pedir a instalação de antenas 5G

A partir desta quinta-feira, apenas a Meo vai continuar obrigada a levar a quinta geração a um conjunto de entidades públicas e privadas que o solicitem -- e só até 15 de dezembro.

Faltam pouco mais de duas semanas para que as operadoras deixem de estar obrigadas a colocar antenas 5G nas instalações de certas entidades públicas e privadas, sempre que estas o solicitem. A partir desta quarta-feira, das três grandes empresas de telecomunicações, só a Meo continuará sujeita a essa obrigação.

Quando desenhou as regras do leilão do 5G, o regulador das comunicações inscreveu medidas para pressionar o desenvolvimento da rede de quinta geração em Portugal. Além das obrigações de cobertura a que as operadoras estão sujeitas, foi ainda criado um mecanismo para que várias entidades pudessem solicitar a instalação de estações 5G.

Entre as entidades que podem pedir a instalação de estações 5G estão os hospitais e centros de saúde; universidades, outros estabelecimentos de ensino superior e outras entidades do sistema científico e tecnológico nacional; portos e aeroportos; instituições militares; e entidades gestoras ou promotoras de parques empresariais, de parques industriais ou de áreas de localização empresarial.

Ao que o ECO apurou, não terão havido muitas entidades a solicitarem a instalação de estações 5G às operadoras. Contactada, a Anacom referiu ainda não ter dados atualizados sobre o número de pedidos, salientando apenas existirem “vários” que ainda estão a ser “avaliados” pelas empresas de telecomunicações.

Folheto informativo da Anacom com as vantagens da medida:

(Clique com o rato na imagem ou amplie a página no ecrã do seu telemóvel)

Segundo o regulamento do leilão do 5G, a obrigação vigorou por dois anos a partir do momento em que a licença foi entregue pela Anacom. Isso significa que a Nos deixou de estar sujeita a essa obrigação a 26 de novembro e que a Vodafone só está sujeita a ela até esta quarta-feira, 29 de novembro. A Meo foi a última das três a receber a licença e, por isso, continuará a ter de instalar as estações quando pedido até 15 de dezembro.

“A instalação destas infraestruturas garante a estas entidades, nomeadamente, uma maior conectividade 5G, uma rede otimizada para as necessidades da organização, conseguindo melhores coberturas e assegurando a possibilidade de tirar maior partido dos avanços da última geração móvel, agora e no futuro. Possibilita, ainda, colmatar a falta de rede móvel ou o reforço da mesma, para além do que a própria rede 5G permite: enviar um maior volume de dados com maior rapidez, comunicações ultra fiáveis, com latência muito baixa e uma comunicação máquina-a-máquina massiva”, argumenta a Anacom, que tem tentado chamar a atenção dos interessados para esta possibilidade.

Numa dessas informações disponibilizadas recentemente, a Anacom vai ainda mais além: “Tendo em conta a importância e relevância de que se reveste a nova tecnologia 5G, parece-nos importante que as entidades abrangidas por este diploma estejam informadas de que podem fazer o seu pedido de instalação junto de um operador, e que poderão assim beneficiar de um melhor acesso a todas as potencialidades do 5G, permitindo o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, aplicações e serviços, um maior número de dispositivos ligados simultaneamente e um volume de dados transmitidos até 1.000 vezes superior.”

Segundo o site da Anacom, os pedidos à Meo podem ser dirigidos pelo formulário de contacto disponível no site da Altice Empresas ou por carta para a morada: Altice Empresas, Avenida Fontes Pereira de Melo n.º 40, 2º, 1069-300 Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Última oportunidade para pedir a instalação de antenas 5G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião