Braga congela valor das rendas apoiadas e beneficia 682 famílias

Município pretende "apoiar as famílias mais vulneráveis, salvaguardando os seus rendimentos e contribuindo para manter seguro o seu direito à habitação, num contexto particularmente difícil".

A empresa municipal de habitação de Braga — BragaHabit — congelou o valor das rendas de 682 famílias do concelho, abdicando assim de 31 mil euros no seu orçamento anual. A autarquia liderada pelo social-democrata Ricardo Rio justifica a medida com a inflação e o contexto económico internacional de modo a aliviar as dificuldades das famílias que se veem a braços com o aumento generalizado dos preços que não é acompanhado pela subida dos seus rendimentos.

“Face à inflação que persiste no contexto atual, relacionada com a instabilidade do ponto de vista macroeconómico gerada pelo cenário internacional, marcado por conflitos de consequências imprevisíveis, a BragaHabit optou por não aplicar este aumento aos inquilinos municipais abrangidos pelos regimes de arrendamento apoiado, subarrendamento e residência partilhada”, explica, em comunicado, a autarquia bracarense.

A câmara brancarense pretende, assim, “apoiar as famílias mais vulneráveis, salvaguardando os seus rendimentos e contribuindo para manter seguro o seu direito à habitação, num contexto particularmente difícil e exigente”.

A BragaHabit decidiu, por isso, não aplicar o coeficiente de atualização de rendas proposto pelo Governo para 2024, que fixou o índice de atualização de rendas para o próximo ano em 1,0694 – o que corresponderia a um acréscimo de 6,94% no valor das rendas.

O regulamento de apoio à habitação da autarquia permite à BragaHabit atualizar as rendas anualmente, de acordo com os coeficientes de atualização vigentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Braga congela valor das rendas apoiadas e beneficia 682 famílias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião