5 coisas que vão marcar o dia
Banco de Portugal divulga previsões para a economia, enquanto o INE publica dados sobre o tecido empresarial português. Serão ainda conhecidos dados sobre os gastos dos empregadores com ordenados.
Esta sexta-feira são conhecidas as novas previsões do Banco de Portugal para a economia portuguesa. O INE publica os dados sobre as empresas em Portugal, enquanto o Eurostat divulga as estatísticas sobre os custos do trabalho e do comércio internacional de mercadorias. Arrancam as eleições diretas para escolher o próximo secretário-geral do PS.
Banco de Portugal atualiza previsões
O Banco de Portugal (BdP) vai apresentar o boletim económico de dezembro, com uma análise detalhada sobre a evolução da economia no ano corrente, incluindo uma projeção macroeconómica para o ano em curso. Nas últimas projeções, divulgadas em outubro, a entidade liderada por Mário Centeno, reviu em baixa as projeções para o crescimento do PIB este ano de 2,7% para 2,1%. Já a inflação foi revista em alta para 5,4% em 2023.
Quantas empresas foram criadas em Portugal?
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar um conjunto de dados sobre as empresas em Portugal, referentes a 2022. Em 2021, foram criadas 187.036 empresas em território nacional, o que representa um aumento de 21,2% face a 2020, de acordo com os dados do gabinete de estatísticas.
Eurostat divulga dados sobre custos do trabalho
O Eurostat vai publicar esta sexta-feira os dados relativos ao custo do trabalho na Zona Euro e na União Europeia (UE), referentes ao terceiro trimestre deste ano. No segundo trimestre, os gastos dos empregadores em Portugal com ordenados cresceram em torno de 3%, tendo sido essa a quarta menor variação positiva registada entre os países do Velho Continente. Serão ainda conhecidos dados sobre o comércio internacional de mercadorias, referentes a outubro.
Arrancam as eleições diretas para escolher o próximo secretário-geral do PS
Cerca de 60 mil militantes socialistas podem votar a partir desta sexta-feira e até sábado nas eleições diretas do partido, tendo em vista escolher o novo secretário-geral do PS. Na corrida à sucessão de António Costa estão o atual ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o ex-ministro e deputado Pedro Nuno Santos e o dirigente socialista Daniel Adrião.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}