Startup luso-alemã de energias renováveis capta 2,7 milhões de euros

A sociedade de capital de risco Voyager Ventures liderou a operação de financiamento da Annea, startup que criou tecnologia que otimiza a produção de energias renováveis.

A Annea, startup luso-alemã que fornece soluções para diminuir os custos de manutenção de equipamentos de energias renováveis, assegurou 2,9 milhões de dólares (cerca de 2,7 milhões de euros) em financiamento, informou a empresa em comunicado esta terça-feira.

O financiamento foi liderado pela Voyager Ventures, tendo contado simultaneamente com a participação de outros investidores, como a sociedade portuguesa de capital de risco Faber Ventures e a Innoport.

A Annea recorre a inteligência artificial e a machine learning para desenvolver uma tecnologia de gestão inteligente de ativos na área das energias renováveis. Segundo a empresa, o serviço criado pela startup sediada em Lisboa e Hamburgo permite aumentar a produção a partir da infraestrutura existente, em média, entre 5% a 15% todos os anos. Simultaneamente, o software de manutenção preventiva reduz o tempo de inatividade não planeado em 80% e reduz as despesas de manutenção entre 10% a 50%.

O objetivo da Annea é eliminar anualmente 70 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) provenientes da produção de energia renovável.

A startup luso-alemã irá usar este financiamento para “fortalecer a sua presença no mercado norte-americano, expandir a sua posição em mercados onde está estabelecida na Europa” — Alemanha, Espanha, Portugal e Reino Unido — “e crescer no Sudeste Asiático”. Ademais, vai procurar estabelecer novas parcerias estratégicas dentro da indústria eólica.

“Estamos entusiasmados que os nossos investidores existentes acreditam fortemente na nossa experiência e, especialmente, na nossa solução”, cita a nota Marcel Frenzel, co-fundador e COO da Annea. “Este apoio impulsiona-nos em direção ao nosso objetivo de aprimorar a eficiência e a relação custo-eficácia da energia renovável.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Startup luso-alemã de energias renováveis capta 2,7 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião