Muitos golos e milhões de adeptos. Os números da Liga

Terminou a Liga portuguesa. Os tetracampeões foram para casa com o estatuto de equipa mais goleadora. O Desportivo de Chaves foi o empata de serviço. Foram marcados mais de 700 golos em 306 jogos.

1.390 amarelos. 80 empates. 3,6 milhões de adeptos nos estádios. Terminou a Liga portuguesa que consagrou o Benfica como campeão nacional. Ou tetracampeão nacional. Para trás ficam 34 jornadas e mais de 300 partidas de bom (e mau futebol). Polémicas e casos também não faltaram. São muitos números que vale a pena passar em revista.

Fonte: Liga Portugal

Um jogo do empata

Um quarto dos 306 jogos da Liga terminou com a divisão de pontos entre as duas equipas. Foram 80 empates. O maior contribuinte para esta estatística foi o Desportivo de Chaves: empatou por 14 ocasiões.

E as vitórias do Vitória

Já Rui Vitória liderou o Benfica na conquista do título tendo colecionado o maior número de vitórias na Liga, um total de 25 triunfos. Juntamente com outros sete empates, o desempenho encarnado foi traduzido em 82 pontos, seis pontos à frente do rival FC Porto. Em termos agregados, a Liga registou 225 vitórias (e o mesmo número de derrotas, naturalmente).

Muitos amarelos

Os árbitros não tiveram vida fácil. Além das polémicas, dentro de campo foram por 1.390 ocasiões ao bolso para distribuir cartões amarelos pelos jogadores — o que dá uma média de 4,56 cartões por jogo. Vítor Bruno (Feirense) foi admoestado por 13 vezes. Quanto a cartões vermelhos, foram expulsos 57 jogadores por esta via — apenas Ricardo Dias (Feirense) foi repetente.

Muitos golos

O futebol vive de golos. Os jogadores revelaram-se de pontaria afinada (ou os guarda-redes também terão ajudado a isso). Foram marcados 726 golos em toda a temporada, dando uma média de 2,4 golos por jogo. A equipa mais concretizadora foi o Benfica, com 72 tentos certeiros. E a equipa que mais golos consentiu foi o Nacional: o guarda-redes da equipa da Madeira foi buscar a bola ao fundo das redes por 58 vezes.

E milhões de adeptos nos estádios

Os portugueses gostam de bola. E fizeram questão de marcar presença nos estádios de futebol um pouco por todo o país. Mais de 3,6 milhões de adeptos assistiram in loco às mais de 300 partidas da liga, conferindo uma média de pouco mais de 11 mil adeptos em cada jogo. Só o Benfica levou quase um milhão de espetadores ao Estádio da Luz. O jogo mais visto foi o Benfica-Vitória de Guimarães, que contou com 64.591 adeptos na Luz para assistir à vitória dos encarnados na Liga.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Muitos golos e milhões de adeptos. Os números da Liga

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião