5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Novos dados económicos, a reunião do Ecofin, a emissão e dívida do FC Porto e o Orçamento do Estado de Donald Trump. São alguns dos temas que vão marcar o dia nos mercados esta terça-feira.

Mário Centeno está em Bruxelas onde voltará a reunir com ministros de Estados-membros da União Europeia no rescaldo da recomendação da Comissão Europeia para a saída de Portugal do Procedimento por Défices Excessivos (PDE). É também o dia em que arranca a emissão de dívida do FC Porto.

Ecofin reúne em Bruxelas

Na sequência da reunião do Eurogrupo desta segunda-feira, o Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros da União Europeia (Ecofin) reúne-se esta manhã em Bruxelas. Estarão presentes os ministros dos Estados-membros da União Europeia com as pastas da Economia e Finanças. Portugal estará representado por Mário Centeno. O encontro é antecedido pela reunião anual de Governadores do Banco Europeu de Investimento e acontece no rescaldo da recomendação da Comissão Europeia para a saída de Portugal e da Croácia do PDE.

Arranca a emissão de dívida do FC Porto

Os pequenos investidores poderão, a partir desta terça-feira, subscrever a emissão de dívida do FC Porto. Os dragões pretendem obter 30 milhões de euros com esta operação. Em cima da mesa está uma taxa de juro de 4,25%, acima da que o Benfica ofereceu na última operação do género. A emissão de dívida decorre a partir das 8h30 e até às 15h do dia 6 de junho.

Casa Branca revela OE para 2018

A Casa Branca deverá esta terça-feira revelar a versão completa da proposta de Orçamento do Estado dos EUA para o ano de 2018, elaborada por Donald Trump. Já se conhecem partes do pedido, prevendo-se um aumento dos gastos no setor militar e na defesa, assim como cortes na despesa interna e nas ajudas externas. Donald Trump não estará no país para a ocasião: continua a sua primeira grande viagem oficial, devendo aterrar em Roma para reunir com o primeiro-ministro e Presidente italianos.

Membro da Fed traça cenário económico

Os investidores mantêm-se atentos às intervenções de membros da Reserva Federal norte-americana, na expectativa de encontrarem indícios que apontem para uma eventual subida das taxas de juro no mês que vem. Esta semana serão reveladas as atas da última reunião da Fed mas, enquanto isso, as atenções estarão voltadas esta terça-feira para Patrick Harker, da Fed da Filadélfia, que irá fazer um discurso focado em perspetivas e cenários económicos. Será no Harvard Club, em Nova Iorque.

Novos dados da economia na Zona Euro

A Markit atualiza esta terça-feira o índice de gestores de compras relativo à Zona Euro. A nova leitura diz respeito ao mês de maio, e estima-se que o índice terá recuado 0,1 pontos percentuais para 56,7 pontos. Este é um dado que permite medir o pulso à economia. A confirmar-se a queda, poderá ser um indicador de desaceleramento ou de menor solidez económica. Além do índice composto, a consultora revela também as leituras em separado para os setores industrial e dos serviços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião