Morreu César Alierta, histórico presidente da Telefónica que comprou a Vivo à PT no Brasil
Alierta protagonizou um dos grandes negócios de telecomunicações em Portugal quando a PT vendeu a Vivo à Telefónica, em 2010, por 7,1 mil milhões de euros, para depois entrar no capital da Oi.
César Alierta, ex-presidente da Telefónica, morreu esta quarta-feira, aos 78 anos na sequência do agravamento de uma doença respiratória.
Os jornais espanhóis começaram por dar o empresário de 78 anos como morto, ao início da manhã, mas depois corrigiram as notícias apontando para uma morte clínica. Em “estado muito grave” e “coma induzido”, o “desenlace final pode dar-se a qualquer momento”, escreviam os jornais. Horas depois acabou por ser declarado o óbito do empresário e advogado aragonês.
O empresário esteve à frente da maior operadora espanhola de telecomunicações, entre julho de 2000 e abril de 2016. Sob sua a presidência, a Telefónica passou a ser um player de destaque no setor das telecomunicações em Espanha e na América Latina, tornou-se líderes nos principais mercados onde está presente como o Brasil, Alemanha, Espanha e América Latina.
César Alierta também protagonizou um dos grandes negócios de telecomunicações em Portugal, em 2010, quando a PT vendeu a Vivo à Telefónica por 7,1 mil milhões de euros, para depois entrar no capital da brasileira Oi.
Apesar de ter saído da Telefónica em 2016, o advogado e empresário aragonês continuou à frente da Fundação Telefónica até 2022.
Além disso, foi o maior acionista do Real Zaragoza até 2022, quando vendeu o clube com o resto da Fundação Real Zaragoza ao atual grupo de investidores encabeçado por Jorge Mas.
Também foi presidente do desaparecido Conselho Empresarial para a Competitividade, um think tank que durante anos agrupou as principais empresas de Espanha e cujo objetivo era ajudar a recuperação económica e o fortalecimento da confiança internacional em Espanha.
Nota: Notícia atualizada às 14h com informação da morte de César Alierta.
Nota: Notícia corrigida após a retificação feita pelos jornais espanhóis. Aos leitores e à família pedimos as nossas desculpas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Morreu César Alierta, histórico presidente da Telefónica que comprou a Vivo à PT no Brasil
{{ noCommentsLabel }}