SNS tem mais de cinco mil profissionais na idade da reforma
Entre médicos, assistentes operacionais, enfermeiros e assistentes técnicos existem este ano mais de cinco mil profissionais que têm ou terão, em 2024, idade para poder pedir a reforma.
O número de profissionais no Serviço Nacional de Saúde na idade de reforma deverá superar os cinco mil em 2024. De acordo com a notícia avançada esta quarta-feira pelo jornal Público (acesso condicionado) , com base nos dados da Administração Central do Sistema de Saúde, há 1.901 médicos que têm ou terão, em 2024, 66 ou mais anos — idade para poder pedir a reforma.
Este valor não contabiliza, no entanto, outros grupos profissionais. Além dos médicos, também nos assistentes operacionais a previsão de profissionais em idade de poder pedir reforma é alta (1.158), ao passo que entre os enfermeiros existem 699 profissionais que este ano estarão em condições para pedir aposentação. Nos assistentes técnicos o número ascende a 794 profissionais. No total dos vários grupos profissionais a trabalhar no SNS, o número de pessoas com idade para pedir a reforma este ano chega aos 5.097. Em novembro de 2023, o Portal do SNS contabilizava quase 150 mil profissionais contratados.
O número de aposentações previstas para este ano fica acima dos valores registados em anos anteriores. Ao todo, entre 2019 e 2022, aposentaram-se cerca de 7600 profissionais. Até novembro último, estavam contabilizadas 2123 aposentações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
SNS tem mais de cinco mil profissionais na idade da reforma
{{ noCommentsLabel }}