Projeto da AEP “guia” 600 empresas na resposta a concursos públicos
Promovido pela Associação Empresarial de Portugal em parceria com organizações da Galiza, o Bid4tenders vai apoiar as PME a identificar e dar uma "resposta eficaz" na contratação pública.
Chama-se Bid4tenders e tem como objetivo apoiar e capacitar as empresas para o public procurement como forma de estimular a inovação, fortalecer a cooperação transfronteiriça e estabelecer novos negócios, respondendo às atuais barreiras através de uma nova plataforma digital para os gestores das PME. Promovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), o projeto pretende envolver mais de 600 empresas.
“Através do Bid4tenders, vamos trabalhar em prol de uma cultura e prática de cooperação na identificação e resposta a concursos públicos com especial impacto na Eurorregião Norte de Portugal / Galiza, bem como da observação das melhores práticas de procurement e estruturação de um guia operativo a ser usado pelas PME na resposta eficaz a concursos públicos”, explica ao ECO o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro.
Luís Miguel Ribeiro lembra que “todos os anos mais de 250 mil entidades da União Europeia gastam cerca de 14% do PIB na aquisição pública de bens e serviços. Em Portugal, por exemplo, foram movimentados mais de 12,5 mil milhões de euros em 182 contratos públicos, só em 2022. Mas a verdade é que as empresas ainda se deparam com diversas barreiras no acesso a estas oportunidades e ao conhecimento necessário para as aproveitar”.
As empresas ainda se deparam com diversas barreiras no acesso a estas oportunidades [na contratação pública] e ao conhecimento necessário para as aproveitar.
Além de estabelecer uma relação de proximidade e apoiar em termos técnicos mais de 600 empresas e “garantir que, no mínimo, 90 empresas inovem a nível da organização e capacidade de negócio ao participarem e ganharem concursos públicos”, a organização persegue com este projeto os seguintes objetivos:
- Produzir uma visão holística sobre a contratação pública a nível regional, transfronteiriço, europeu e internacional;
- Aumentar a literacia das empresas da região transfronteiriça no âmbito do public procurement, levando-as a adotar esta prática comercial;
- Aumentar a participação das PME em concursos públicos, e na sequência desta capacitação, aumentar também a percentagem de concursos públicos ganhos por PME, sobretudo estabelecendo cooperações à medida;
- Promover um ambiente de negócios favorável e os benefícios em unir esforços entre empresas, estabelecendo as já mencionadas parcerias empresariais, para responderem de forma mais efetiva e robusta a estas oportunidades de negócio consubstanciadas no public procurement;
- Apoiar o crescimento e a recuperação económica das PME;
- Definir uma estratégia conjunta operativa que influencie os processos de tomada de decisão de decisores políticos e entidades públicas da área de cooperação com vista à simplificação processual e a concursos mais resilientes e sustentáveis;
- Promover a acessibilidade a pessoas com incapacidades, a igualdade de oportunidades, a não discriminação, o desenvolvimento sustentável e a igualdade entre mulheres e homens;
Agendada para esta sexta-feira em Leça da Palmeira (Matosinhos), a sessão de lançamento direcionada a gestores e empresários do Norte de Portugal e Galiza conta com a presença da Comissária Europeia da Política de Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e dos presidentes das Câmaras de Comércio e Indústria do Arco Atlântico (Norte de Portugal, Galiza, Astúrias, Cantábria, Burgos, Navarra, País Basco e Nova Aquitânia), da Junta de Galiza e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
Este projeto transfronteiriço é liderado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) e integra a Confederación de Empresarios de Galicia (CEG) e a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL). O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e o Instituto Galego de Promoção Económica (IGAPE) juntam-se também ao projeto enquanto parceiros estratégicos.
O Bid4tenders é um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 com um custo total elegível de 585 mil euros, cofinanciado a 75%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Projeto da AEP “guia” 600 empresas na resposta a concursos públicos
{{ noCommentsLabel }}