Centeno prepara lei para diminuir o malparado
O ministro das Finanças português diz que o Governo está a preparar leis que podem ajudar os bancos a venderem certos ativos, no âmbito de uma "abordagem abrangente" para resolver o crédito malparado.
Mário Centeno diz que o Governo está a preparar um pacote legislativo que vai ajudar os bancos a venderem certos ativos para resolverem o problema do malparado. A nova legislação permite que as instituições financeiras retirem mais valor da restruturação dos seus empréstimos.
“Estamos a preparar um pacote legislativo que permita aos bancos retirarem mais valor da reestruturação dos seus empréstimos”, disse o ministro das Finanças numa entrevista à Bloomberg.
Estamos a preparar um pacote legislativo que permita aos bancos retirarem mais valor da reestruturação dos seus empréstimos
Centeno explica que “será mais fácil para os bancos venderem os ativos. O valor desses ativos também vai aumentar porque é mais flexível e fácil fazê-lo”.
Embora Portugal já tenha saído do programa de resgate em 2014, os bancos continuam a lidar com o problema do crédito malparado. Portugal está entre os seis países europeus com um rácio de crédito malparado que supera os 10%, de acordo com o Banco de Portugal.
O ministro diz ainda que estão a trabalhar na tentativa de retirar estes créditos dos balanços dos bancos. “Estamos a trabalhar numa solução com a condição de não envolver ajuda estatal“, refere. “O veículo deve ser detido sobretudo pelos bancos e pelo setor privado”, esclarece Centeno, acrescentando que o Governo vai começar a discutir esta questão com a Comissão Europeia durante o mês de outubro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Centeno prepara lei para diminuir o malparado
{{ noCommentsLabel }}