Equilíbrio entre vida pessoal e profissional, lay-off e desemprego. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
O podcast "Ao trabalho!" leva até si, todas as quintas-feiras, tudo o que precisa saber sobre o que está a fazer mexer o mercado de trabalho nessa semana.
O que está a fazer mexer o mercado de trabalho? Todas as quintas-feiras, o podcast “Ao trabalho!” conta-lhe tudo o que precisa saber. Esta semana falamos sobre o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, sobre as subidas consecutivas do desemprego, mas também sobre a adesão das empresas ao lay-off e ainda sobre o Fundo de Compensação do Trabalho.
Ouça o episódio no leitor abaixo ou aqui.
Começamos pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Esta é uma preocupação crescente entre os trabalhadores portugueses. E, de acordo com um estudo divulgado esta semana pela Randstad, 60% dos portugueses não aceitariam um determinado emprego, se considerassem que este iria afetar negativamente a relação entre as esferas profissional, pessoal e familiar.
Já no desemprego, destaque para os números mais recentes do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Há seis meses que o número de desempregados inscritos no IEFP não para de crescer. Em dezembro, esse universo chegou aos 317 mil indivíduos.
Por outro lado, o número de trabalhadores em lay-off decresceu em dezembro. Ainda assim, o número de empresas que recorreram a este regime em dezembro aumentou. Importa notar que em novembro o número de trabalhadores em lay-off tinha atingido um máximo de quase duas décadas.
Por fim, o Fundo de Compensação do Trabalho. Os patrões estavam a contar tirar o dinheiro desse fundo ainda 2023. Mas legislação só entrou em vigor este mês e a plataforma para registar os pedidos, soube-se esta semana, ainda não está pronta. A mobilização vai começar, assim, em fevereiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional, lay-off e desemprego. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
{{ noCommentsLabel }}