Yuan cai para o nível mais baixo desde 2010
A moeda chinesa registou a queda mais acentuada em seis anos, o que mostra a disponibilidade do banco central para permitir uma desvalorização no caso de haver um evento de relevo para o dólar.
O yuan recuou para o nível mais baixo desde setembro de 2010, isto depois de os mercados chineses terem estado encerrados no país durante uma semana devido a um feriado. Os analistas dizem que esta descida pode significar que a trajetória futura da divisa deverá ser mais influenciada por eventos de relevo.
A moeda caiu 0,5% em Xangai para 6,7051 yuans por dólar, o nível mais baixo em seis anos. Até agora, especulava-se que o banco central da China estava a manter a divisa acima dos 6,7 para tentar limitar os fluxos de saída de capital.
“Isto envia o sinal de que a trajetória futura do yuan poderá ser ainda mais influenciada por eventos, o que significa que a China vai permitir que a moeda desça ainda mais quando houver um evento de relevo para o dólar, como vimos na semana passada”, diz o economista do Oversea-Chinese Banking Corp. Tommy Xie, em Singapura.
O economista diz ainda que o mercado “estará atento para ver se o yuan fecha acima dos 6,7 ou não”, acrescenta o mesmo especialista, citado pela Bloomberg.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Yuan cai para o nível mais baixo desde 2010
{{ noCommentsLabel }}