Trabalhadores com bónus, custos dos patrões e formação. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
O podcast "Ao trabalho!" leva até si, todas as quintas-feiras, tudo o que precisa saber sobre o que está a fazer mexer o mercado de trabalho nessa semana.
O que está a fazer mexer o mercado de trabalho? Todas as quintas-feiras, o podcast “Ao trabalho!” conta-lhe tudo o que precisa saber. Esta semana falamos sobre os desempregados que encontraram um novo trabalho em 2023, sobre a evolução dos custos dos patrões com salários, sobre o sucesso de um MBA português nos rankings europeus e ainda sobre o enquadramento fiscal dos prémios pagos aos trabalhadores.
Ouça o episódio no leitor abaixo ou aqui.
Começamos pelos fluxos do mercado de trabalho. Ao longo do último ano, quatro em cada dez desempregados encontraram um novo posto de trabalho. Mas também milhares de inativos passaram a procurar emprego, o que significa que passaram a ser considerados desempregados. Resultado: o número de desempregados aumentou.
Por outro lado, o custo dos patrões com salários aumentou em 2023. A subida foi de 5%, acelerando face à variação registada em 2022. Esta tendência registou-se tanto no público, como no privado, mas houve um setor que fugiu à regra: a construção.
Na formação, destaque para a melhoria do posicionamento do MBA que junta a Nova SBE à Católica Business School no ranking do Financial Times. Este programa português entrou no grupo dos 25 melhores da Europa.
Por fim, o bónus pago aos trabalhadores e de que modo deve ser enquadrado. A Autoridade Tributária esclareceu que a distribuição dos lucros pelos colaboradores até cinco salários mínimos ou 4.100 euros está sujeito a englobamento. Por isso, faz subir o IRS a pagar.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trabalhadores com bónus, custos dos patrões e formação. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
{{ noCommentsLabel }}