Como impedir que empresas estrangeiras “roubem” trabalhadores? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”
Estamos a viver mais, mas também a trabalhar durante mais tempo. Os portugueses trabalham em média 38,4 anos, valor que dá título ao podcast do ECO sobre o que está a moldar o mercado de trabalho.
Com a popularização do trabalho remoto e híbrido, tem crescido o número de empresas estrangeiras que vêm recrutar trabalhadores a Portugal. Em resultado, as empresas nacionais queixam-se de dificuldades acrescidas na competição pelo talento. O que podem fazer? Neste episódio do podcast “Trinta e oito vírgula quatro”, Tiago Duarte, diretor do braço português da consultora tecnológica Stratesys, debruça-se sobre este tema, realçando a importância da formação como arma nessa guerra pelo talento.
Ouça o episódio no leitor acima ou aqui.
“Passámos a ter mais empresas com dificuldades no recrutamento lá fora, na Alemanha e na Suíça. E a fazerem propostas a pessoas em Portugal para trabalharem remotamente. Isso dificultou mais a procura e manutenção do talento nas empresas em Portugal a trabalhar para o mercado português“, relata o responsável.
Um em cada cinco profissionais do setor tecnológico já trabalha a partir de Portugal remotamente para uma empresa estrangeira. Estes dados foram divulgados na primavera deste ano num relatório que dava conta que as empresas estrangeiras viram a explosão do regime remoto e híbrido como uma oportunidade.
O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.
Estamos a viver mais, mas, à boleia, também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?
Neste mês de dezembro, vamos explorar essa questão do ponto da competição pelo talento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Como impedir que empresas estrangeiras “roubem” trabalhadores? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”
{{ noCommentsLabel }}