Passos: autárquicas não são “concurso de estrelas, nem feira de gado”

  • Lusa
  • 28 Maio 2017

Passos Coelho desafiou os autarcas social-democratas a fazerem uma campanha com sobriedade, porque as autárquicas não são "concurso de estrelas, nem uma feira de gado".

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, desafiou este sábado os autarcas social-democratas a fazerem uma campanha com sobriedade, porque as autárquicas não são “concurso de estrelas, nem uma feira de gado” e não precisam de “transumância ideológica”.

“Isto não é um concurso de estrelas, nem uma feira de gado”, disse esta noite Passos Coelho, referindo-se à expressão utilizada no passado por “outras pessoas que a usaram para caracterizar o país”, alertando que é preciso “sobriedade” nas promessas, porque há “políticos que gostam de vender demasiada ilusão”.

O presidente do PSD reconheceu que os candidatos podem não ter soluções para todos os problemas e reiterou o aviso de que é necessária prudência, falando no encerramento da Convenção Autárquica Nacional do PSD, que culminou na noite na Maia, Porto, com a assinatura da carta de sete compromissos entre os candidatos às autárquicas.

“Podemos não ter soluções para todos os problemas, mas por favor, em época eleitoral, é bom ter prudência, apesar dos entusiasmos das campanhas, e não deixar na ideia das pessoas que fazemos milagres, porque essa não é a nossa especialidade”, declarou durante a sua intervenção no púlpito.

“Na política, é preciso talento, é preciso trabalho (…), rigor exigência e depois também ser suficientemente prudente”, reiterou.

“Creio que podemos com isto mostrar ao país que estamos em condições de servir as pessoas, sem autossuficiência, sem narcisismo”, prosseguiu, mas “com abertura democrática, sem prescindir do que somos, sendo genuínos, autênticos”.

Não precisamos de transumância ideológica apesar de sermos gente pragmática que quer resolver problemas, mas não queremos resolvê-los com as soluções dos outros. É com as nossas crenças, com as nossas convicções que o temos de fazer. Umas vezes ganhamos, outras vezes perdemos, mas só vale a pena esta atividade política se realmente podermos ter a consciência de o fazer com os nossos princípios, os nossos valores, as nossas ideias”, defendeu Passos Coelho.

Descentralização não deve ser feita a mata-cavalos

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, alertou ainda que os social-democratas não vão andar “a mata cavalos” para concluir o trabalho sobre a descentralização antes do fim da sessão legislativa e avisa que precisa de garantias.

“O PSD aproveita esta Convenção [Autárquica Nacional] para reafirmar que sim, somos um grande partido defensor da descentralização, fizemos muito por ela em tempos de responsabilidades governativas, na oposição suscitámos esta questão várias vezes convidando os outros a fazer esta discussão”, afirmou no discurso de encerramento da Convenção Autárquica Nacional do PSD hoje à noite na Maia, Porto.

“Infelizmente a maioria não foi sensível e isso, e agora andamos a mata cavalos, à pressa para ver se conseguimos fechar isto a tempo de podermos dizer que concluímos o trabalho antes da sessão legislativa”, declarou Passos Coelho.

Acrescentou que a reforma tinha de ter “substância efetiva” e que o PSD tinha de ter a “confiança” de que era produzida de “forma substancial”, que estava “bem preparada”, bem “alinhada”, e que entraria em vigor com as condições que garantissem “bons resultados”.

Não fazemos as coisas de qualquer maneira e não as faremos seguramente sem garantias. Não andamos distraídos e não substituímos essencial pelo acessório e não estamos disponíveis para a troco de um título para campanha comprometer um processo que precisa de ser bem feito para poder produzir bons resultados por muitos anos“, considerou o líder do PSD, lamentando que as recomendações que o partido fez sobre o plano de reformas tenha sido “letra morta”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Passos: autárquicas não são “concurso de estrelas, nem feira de gado”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião