Exportações alemãs aliviam preocupação com o crescimento

  • Ana Luísa Alves
  • 10 Outubro 2016

A subida nas exportações alemãs põe um travão às preocupações de que o crescimento da maior economia da Europa está a abrandar. 

As exportações alemãs dispararam em agosto. Registaram um crescimento bastante superior ao antecipado pelos economistas ao apresentarem o maior aumento em mais de seis anos, aliviando assim as preocupações com a desaceleração da maior economia da Zona Euro.

As exportações ajustadas ao efeito sazonal cresceram 5,4%, o que corresponde à maior subida desde maio de 2010, revelam os dados do Gabinete de Estatística Federal, citados pela Reuters. As importações, por outro lado, cresceram aproximadamente 3%

Os dados revelados mostram ainda que as exportações, que estavam a enfraquecer e a perder o seu papel como o principal motor de crescimento da economia alemã, vão contribuir para a expansão económica prevista para o terceiro trimestre do ano.

Os analistas relacionam esta subida nas exportações com um crescimento da economia do gigante asiático, a China, mas alertaram para a debilidade do comércio mundial e para os riscos de um possível enfraquecimento ainda permanecem altos, sobretudo com o divórcio difícil que se avizinha entre a UE e o Reino Unido, previsto para março de 2017.

"A luz é verde para o crescimento da economia alemã na segunda metade do ano”

Thomas Gitzel

Analista do VP Bank

Dados de julho, que mostravam o enfraquecimento da maior economia da Europa, aumentaram a preocupação de que na Alemanha o crescimento económico pudesse desacelerar no terceiro trimestre do ano. No entanto, essas preocupações parecem dissipadas com os dados agora conhecidos.

A previsão do governo para o crescimento económico do país aumentou para os 1,8%, o que pode vir a ser o valor mais alto dos últimos dez anos. “A luz é verde para o crescimento da economia alemã na segunda metade do ano”, disse Thomas Gitzel, do VP Bank, à Reuters. “A taxa de crescimento global em 2016 pode mesmo ser melhor do que o esperado”, acrescentou Gitzel.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações alemãs aliviam preocupação com o crescimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião