Ursula von der Leyen é candidata a segundo mandato na Comissão Europeia

  • Lusa e ECO
  • 19 Fevereiro 2024

A alemã Ursula von der Leyen anunciou que queria ser candidata para liderar a Comissão Europeia por mais um mandato de cinco anos.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou esta segunda-feira a sua candidatura a Spitzenkandidat (cabeça de lista) do Partido Popular Europeu (PPE) para as eleições europeias de junho, visando uma recandidatura à frente da instituição.

Segundo fontes partidárias ouvidas pela agência Lusa, Ursula von der Leyen anunciou que queria ser candidata a Spitzenkandidat para liderar a Comissão Europeia por mais um mandato de cinco anos.

As mesmas fontes precisaram que o anúncio foi feito pela líder do executivo comunitário numa reunião em Berlim do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), ao qual a responsável pertence, para ser então a sua candidata principal às eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para 6 a 9 de junho de 2024.

Fontes próximas de Ursula von der Leyen haviam dito anteriormente à Lusa que este anúncio seria feito perto do fim do prazo para as candidaturas à figura de Spitzenkandidat do PPE, que termina na próxima quarta-feira.

Ursula von der Leyen foi a primeira mulher a liderar a Comissão Europeia, tendo ocupado o cargo durante a pandemia de Covid-19, a saída formal do Reino Unido do bloco comunitário e a invasão russa à Ucrânia, bem como, a abertura de conversações formais para a adesão de Kiev à UE.

Apesar da sua inegável capacidade de decisão, o estilo de liderança de Ursula von der Leyen, com “pulso de ferro” colocou-a, por vezes, em conflito com alguns Estados-membros, cujo apoio necessitará para embarcar num segundo mandato. Ainda assim, de acordo com o Politico, é provável que obtenha o apoio do Conselho Europeu, dado que apenas a Hungria tem criticado abertamente a sua liderança.

A nomeação do presidente da Comissão Europeia necessita de uma maioria qualificada que represente 55% dos países da UE e 65% da população total, sendo que a sua aprovação está dependente de votação do Parlamento Europeu.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h28)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ursula von der Leyen é candidata a segundo mandato na Comissão Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião