Janela do IPO “está entreaberta”, diz presidente da bolsa

Isabel Ucha diz que a janela do IPO ainda não está completamente aberta, mas tem expectativa de que bolsa possa receber a Luz Saúde e outras empresas em breve.

A bolsa de Lisboa aguarda com a expectativa a entrada de novas empresas. Mas, embora ainda não estejam reunidas todas as condições, a janela do IPO (inital public offering) “está entreaberta”, admite a presidente da Euronext Lisboa, Isabel Ucha.

“Não posso dizer que a janela está completamente aberta, mas está entreaberta”, disse a responsável esta quinta-feira num encontro com jornalistas em Lisboa.

Ainda este ano é esperado o IPO da Luz Saúde, num negócio avaliado em mil milhões de euros, mas poderão seguir-se o Novobanco e também a Fidelidade.

Gostaria que estes IPO se concretizassem? “Sim, mas não é mais do que um desejo”, disse.

Isabel Ucha lembrou que as poucas empresas que saltaram para a bolsa este ano “foram bem-sucedidas”. “Deixa-nos alguma expectativa de que, a continuar nesta tendência, podemos ter condições melhores para termos entradas de empresas na bolsa”, frisou a presidente da Euronext Lisboa.

Sem identificar nomes, Ucha revelou que tem tido diálogo com “diversas empresas” e que a bolsa tem procurado “criar as condições para que as empresas estejam o mais bem preparadas para quando decidam fazer o IPO”.

Não posso dizer que a janela [do IPO] está completamente aberta, mas está entreaberta

Isabel Ucha

Presidente da Euronext Lisboa

Greenvolt de saída? “Nunca ficamos satisfeitos”

Enquanto se perspetiva a entrada de empresas na bolsa, há outras que podem estar de saída, designadamente a Greenvolt, sobre a qual há uma oferta pública de aquisição (OPA) da KKR.

“Nunca ficamos satisfeitos com uma saída da bolsa, mas as entradas e saídas fazem parte da vida normal do mercado”, considera Isabel Ucha, lembrando que “o caso da Luz Saúde que pode regressar”.

“Temos pena de a Greenvolt deixar de estar cotada”, lamentou. Ainda assim, “foi uma prova de que empresas que tem projeto e ambição podem encontrar condições no mercado para crescer”, salientou.

(Notícia atualizada às 12h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Janela do IPO “está entreaberta”, diz presidente da bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião