Banco Montepio paga taxa de 8,5% por emissão de 250 milhões
Banco liderado por Pedro Leitão fechou esta terça uma operação de financiamento de 250 milhões de euros em títulos a 10 anos e que contam para os rácios de capital. Vai pagar taxa de cupão de 8,5%.
O Banco Montepio concluiu esta terça-feira uma emissão de dívida a mais de dez anos no montante de 250 milhões de euros. Os títulos contam para o cumprimento dos rácios de capital Tier 2 e vão ter uma taxa de cupão de 8,5%, de acordo com os dados avançados pelo site de informação financeira IFR.
A operação registou uma procura de 875 milhões de euros, 3,5 vezes mais do que o montante emitido pelo banco português. A forte procura do mercado acabou por ajudar a baixar a taxa de juro dos 9% para os 8,5%.
Os títulos contam para o rácio Tier 2 e têm a maturidade de 10,25 anos (vencem junho de 2034), sendo que o banco liderado por Pedro Leitão pode recomprar antecipadamente ao fim de cinco anos (março de 2029).
Se a emissão não for reembolsada antecipadamente, a taxa de juro para o período remanescente será indexada à taxa swap a 5 anos adicionada de um spread de 5,815%, adianta o Banco Montepio em comunicado enviado ao mercado.
De acordo com o banco, a alocação final foi feita junto de 80 investidores institucionais diversificados geograficamente: Ibéria (33%), Reino Unido (30%), França (13%), Itália (5%), entre outros.
A operação surge num momento em que o Banco Montepio continua a recuperar a confiança do mercado, depois de nos últimos anos ter realizado uma profunda reestruturação com a saída de 650 trabalhadores, fecho de balcões e limpeza do balanço, com vista a ser mais rentável.
Na semana passada a Fitch melhorou o rating em dois níveis, passando de “B+” para “BB”, mantendo-se, ainda assim, num patamar de investimento especulativo. Foi o segundo upgrade no espaço de 12 meses, num total de quatro níveis.
“Após o reconhecimento por parte das agências de rating, este resultado vem agora confirmar, inequivocamente, o interesse e a confiança por parte dos investidores, a nível global, no atual modelo de gestão do Banco Montepio, evidenciado no sucesso alcançado nos principais indicadores de rendibilidade, de capital e de risco”, disse o banco.
O banco detido pela Associação Mutualista registou lucros de 28,4 milhões de euros em 2023, uma descida de 16% em comparação com 2022, com o resultado a ser penalizado pela operação de venda do negócio em Angola. Sem a transação do Finibanco Angola, teria registado lucros de 144,5 milhões de euros.
(Notícia atualizada às 18h18 com reação do banco)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco Montepio paga taxa de 8,5% por emissão de 250 milhões
{{ noCommentsLabel }}