Benfica é o clube mais rentável da elite do futebol mundial

Tetracampeonato não evita descida do Benfica na lista dos maiores clubes do mundo da KPMG. Portistas desaparecem do ranking que é liderado pelos ingleses do Manchester United.

Apesar da conquista do tetracampeonato, o Benfica desceu no ranking dos clubes mais valiosos elaborado pela KPMG. O clube até conseguiu valorizar-se de um ano para o outro. Mas não evitou a queda de dois lugares numa lista em que o FC Porto já não figura. Manchester United, de José Mourinho, reconquista o topo do mundo do futebol.

De acordo com os cálculos da KPMG, o Benfica apresenta um valor empresarial médio de 340 milhões de euros, tendo alcançado uma valorização de 19% face ao estudo anterior. Ainda assim, não evitou uma descida no ranking da 21.ª posição em 2016 para a 23.ª posição este ano.

O estudo destaca o campeão português como o mais rentável entre os 32 clubes em análise. Por cada 100 milhões de euros em receitas, o Benfica conseguiu gerar 30 milhões de euros em EBIT (lucros antes de juros e impostos).

O Benfica é o único clube português representado na lista. Isto porque o FC Porto, que aparecia no 28.º lugar em 2016, desapareceu na edição deste ano. Há um ano, os portistas estavam avaliados em 188 milhões de euros.

Ranking dos 32 clubes mais valiosos do mundo.KPMG

Mourinho destrona Ronaldo

No topo dos clubes mais valiosos do mundo está o Manchester United. O emblema britânico, cuja equipa principal é treinada por José Mourinho, destronou o Real Madrid da liderança do ranking da KPMG, registando uma valorização empresarial média de 3.000 milhões de euros.

Já o clube espanhol, onde brilha Cristiano Ronaldo e que no próximo sábado disputa mais uma final da Liga dos Campeões, caiu para a segunda posição, com um valor de 2.976 milhões de euros. A fechar o pódio está o Barcelona, com uma avaliação de 2.765 milhões de euros.

Manchester United destrona Real Madrid como clube mais valioso do mundo.KPMG

“Apesar das condições económicas mais voláteis e dos assuntos internacionais desafiantes, o valor global do futebol, enquanto indústria, cresceu”, referem os analistas da consultora no estudo Football Clubs’ Valuation The European Elite 2017 apresentado esta quarta-feira.

“Na edição deste ano, o valor de empresa dos 32 clubes mais proeminentes do futebol europeu totalizava os 29,9 mil milhões de euros, um aumento de 14% face à temporada anterior”, acrescentam.

A indústria do futebol vale cada vez mais.

(Notícia atualizada às 12h47)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica é o clube mais rentável da elite do futebol mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião