TTR: Linklaters lidera valor de operações de M&A com 359 milhões de euros

A Linklaters Portugal lidera por valor total das operações, cerca de 359,45 milhões de euros. Já a CCA Law Firm lidera o ranking de assessores jurídicos por número de transações, com seis.

O recente ranking do TTR Data, que analisa o período entre 1 janeiro a 29 de fevereiro de 2024, revela quais foram os principais escritórios de advogados e legal advisors, nas principais operações de M&A, Venture Capital, Private Equity e Asset Acquisition. A Linklaters Portugal lidera por valor total das operações, cerca de 359,45 milhões de euros. Já a CCA Law Firm lidera o ranking de assessores jurídicos por número de transações, com seis.

Segundo o relatório do TTR, nos primeiros dois meses do ano foram realizadas 107 transações que se traduziram num valor total de 1.849 milhões de euros. Das quatro áreas, M&A destacou-se com 41 transações (502 milhões de euros), seguida por Asset Acquisition com 29 transações (842cmilhões de euros), Venture Capital com 29 transações (85 milhões de euros), e Private Equity com oito transações (420 milhões de euros).

Estes números representam um crescimento de 1% no número de transações em comparação ao mesmo período de 2023. Já o capital mobilizado registou um aumento de 6%. O setor de Real Estate foi o mais ativo, com 20 transações, seguido de Internet, Software & IT Services, com 15.

O TTR selecionou como transação do mês a aquisição pela Rainergy de quatro mini-hídricas no norte de Portugal, detidas pela Mirova, com um valor da transação de 39,45 milhões de euros. A operação contou com a assessoria jurídica da Costa Pinto & Associados e Linklaters Portugal.

Veja aqui todos os rankings.

M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

As sociedades em destaque são a Linklaters, com um valor de 359,45 milhões de euros, seguida pela Morais Leitão, com 330,25 milhões, e a fechar o top 3 a Costa Pinto & Associados com um valor total de 39,45 milhões de euros.

No que concerne ao número de transações em M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions a liderar a tabela ficou a CCA Law Firm, com seis transações, seguida da Linklaters e da Morais Leitão, com três cada.

Já relativamente aos “dealmakers“, advogados que centram a sua prática na área de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions, quatro sociedades de advogados estão representadas na tabela, face ao valor de transações, sendo a Morais Leitão o escritório com o maior número de distinções (seis). O sócio Diogo Plantier Santos e a counsel Marta Afonso Pereira, ambos da Linklaters, ocupam os lugares cimeiros da tabela com uma transação que se traduz em 320 milhões de euros.

O advogado dealmaker que somou um maior número de transações nestas áreas foi Domingos Cruz, managing partner da CCA Law Firm, com quatro. No top 3 ficou ainda Marcos Sousa Monteiro, sócio da Linklaters, com duas transações.

Os “rising star dealmakers” na área de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions, por valor de transações, pertencem a quatro firmas: Linklaters, com seis destacados, Morais Leitão e CCA, com quatro destacados cada, e Costa Pinto & Associados com um advogado. Joana Fernandes Bernardo, associada, José Moreno, associado, e Mariana Serra Baptista, counsel, todos da Linklaters, ocupam o primeiro lugar com um valor total de transações de 320 milhões de euros cada.

Constatando o número de transações, o advogado rising star pertence à Linklaters: Diogo Barros Pereira, managing associate, com duas transações.

Private Equity

Na área de Private Equity as sociedades em destaque são a Linklaters, com 320 milhões, a CCSL Advogados e a TESG.

Venture Capital

Na área de Venture Capital as sociedades em destaque são a Morais Leitão, com um valor de 23,25 milhões de euros, a CCA Law Firm, com 17,50, e a SRS Legal, com 7,31 milhões.

No que concerne ao número de transações, o lugar cimeiro da tabela é ocupado pela CCA Law Firm, com cinco, seguida pela SRS Legal (três) e Morais Leitão (duas).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TTR: Linklaters lidera valor de operações de M&A com 359 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião