Prestação da casa alivia em abril apesar da subida das Euribor

A prestação da casa vai aliviar em abril para quem tem o empréstimo associado à Euribor a três ou seis meses. Utilize a calculadora do ECO para saber quanto vai pagar ao banco no próximo mês.

Apesar da ligeira subida das taxas Euribor em março, a prestação deverá cair novamente no próximo mês. Ainda assim, apenas beneficiará de um alívio na fatura da casa quem tem o seu empréstimo associado ao indexante a três ou seis meses e verá as condições do contrato revistas pelo banco.

De acordo com as simulações realizadas pelo ECO, as famílias poderão contar com uma redução da prestação da casa entre os 82 cêntimos (em contratos com a Euribor a três meses) e os 11,80 euros (Euribor a seis meses) para financiamentos de 150 mil euros a 30 anos e com spread de 1%.

Para os contratos indexados à Euribor a 12 meses ainda não é desta que poderão registar um alívio na carteira: a prestação terá um agravamento 6,57 euros no próximo mês, tratando-se do menor aumento desde fevereiro de 2022 (início da guerra na Ucrânia).

Estas contas dizem respeito aos contratos com taxa variável (e taxa mista também), que representam cerca de 90% do total do mercado em Portugal. Quem tem taxa fixa está imune aos altos e baixos das Euribor, as taxas interbancárias que são usadas com indexantes nos empréstimos da casa e que durante este mês de março tiveram comportamentos divergentes.

Enquanto a Euribor no prazo a seis meses baixou em termos médios face a fevereiro, esta taxa agravou nos prazos a três meses e 12 meses, de acordo com os dados relativos até esta quarta-feira, dia 27. O impacto da evolução das Euribor no valor da prestação da casa será maior ou menor consoante o valor do capital que ainda está em dívida.

Evolução das Euribor desde janeiro de 2022

Fonte: Reuters

Os últimos anos ficaram marcados por uma forte subida dos encargos das famílias com os empréstimos à habitação. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a prestação média da casa disparou quase 35% no ano passado. E só agora começa a dar sinais de alívio perante a expectativa geral de que o Banco Central Europeu (BCE) vai começar a baixar as suas taxas de referência e que guiam todo o mercado.

Na última reunião de política monetária realizada no início deste não houve alterações nestas taxas que escalaram 450 pontos base (4,5%) no espaço de menos de dois anos. As primeiras descidas poderão surgir até ao verão, tendo em conta o desagravamento das pressões inflacionistas.

A inflação na Zona Euro baixou para 2,6% em fevereiro e deverá ficar nos 2,3% este ano, de acordo com as últimas projeções do banco central.

Vamos às contas com base num empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1%:

  • Euribor a três meses: a prestação que vai pagar nos próximos três meses irá descer para 798,37 euros, menos 0,91 euros (-0,11%) relativamente à prestação que pagava desde janeiro;
  • Euribor a seis meses: a prestação que vai pagar nos próximos seis meses rondará os 795,82 euros, uma descida de 12,16 euros (-1,5%) em relação à prestação que pagava desde novembro;
  • Euribor a 12 meses: a prestação que vai pagar nos próximos 12 meses irá subir para 779,76 euros, mais 6,57 euros (+0,85%) face à prestação que pagou no último ano.

Para o ajudar a calcular a prestação do seu crédito à habitação, o ECO preparou um simulador. Faça as contas para o seu caso e se o seu contrato for revisto agora, saiba quando irá pagar a mais ou a menos.

Tenho um crédito à habitação no valor de euros, contratualizado por um prazo de anos, indexado à Euribor a 12 meses (que há um ano estava nos % ), com um spread de %. A prestação da casa que pago atualmente é de 308 euros, mas caso a Euribor a 12 meses passe para %, a prestação passa para 432 euros. (Mude os campos sublinhados para descobrir os números mais próximos da sua previsão.)

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o artigo no browser.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prestação da casa alivia em abril apesar da subida das Euribor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião