Santa Casa pode ficar com 10% do banco Montepio
Marques Mendes, no seu comentário semanal na SIC, diz que “é muito provável que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre no capital do Montepio”.
A forte valorização das unidades de participação da Caixa Económica Montepio Geral, que chegaram aos 95 cêntimos, foi um dos temas que marcou a semana nos mercados financeiros em Portugal.
No seu comentário na SIC, Marques Mendes revela que “é muito provável que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre no capital do Montepio”, não da Associação Mutualista, mas do banco Caixa Económica Montepio Geral.
O comentador afirma que, a acontecer este cenário, “a participação poderá chegar a 10%”, acrescentando que, ao longo desta semana, Pedro Santana Lopes, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, deverá ter uma reunião com Manuel Lemos, o Presidente da União das Misericórdias, no sentido de aferir a possibilidade de outras instituições de cariz social poderem também entrar no capital do banco.
Marques Mendes refere ainda que os “órgãos de soberania estão empenhados” nesta solução.
O Público já tinha noticiado que os responsáveis da Santa Casa de Lisboa e do Montepio estiveram reunidos com o Banco de Portugal para discutirem os termos de uma parceria. O Expresso noticiou ainda que o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, estará a pressionar Pedro Santana Lopes para que este dê luz verde à entrada da instituição no capital do Montepio Geral.
Depois de uma semana de subidas e correções acentuadas na bolsa, as unidades de participação da Caixa Económica Montepio Geral fecharam nos 65 cêntimos, amealhando um ganho acumulado de 55%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Santa Casa pode ficar com 10% do banco Montepio
{{ noCommentsLabel }}