5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 15 Abril 2024

Na agenda política, Montenegro desloca-se a Espanha para o primeiro encontro oficial com Sánchez e o Governo apresenta Programa de Estabilidade

A agenda desta segunda-feira fica marcada pelo primeiro encontro entre Luís Montenegro e Pedro Sánchez, em Madrid, num dia em que o Governo entrega na Assembleia da República o Programa de Estabilidade 2024-2028. Destaque para a Galp que apresenta os primeiros dados preliminares da sua operação referentes ao arranque do ano e para indicadores macroecónomicos a nível nacional e europeu.

Montenegro encontra-se com Sánchez em Madrid

A estreia de Luís Montenegro enquanto primeiro-ministro em contexto europeu arranca já esta segunda-feira com o homólogo socialista espanhol, em Madrid. Na agenda do encontro com Pedro Sánchez, estarão temas como a situação em Gaza e o reconhecimento do Estado da Palestina, mas também questões energéticas e ligadas à gestão da água.

Governo entrega Programa de Estabilidade

Depois da entrega e debate do Programa do Governo, na semana passada, o Governo entregará esta segunda-feira o Programa de Estabilidade 2024-2028, que não contará com as medidas que no novo Executivo pretende implementar. O documento começará por ser entregue na Assembleia da República, seguindo-se o debate no dia 24 de abril.

Galp chama investidores para arranque da época de resultados

A petrolífera nacional divulga esta segunda-feira informação preliminar da sua operação referente ao primeiro trimestre deste ano. O trading update será divulgado antes da abertura dos mercados.

Indicadores macroeconómicos por cá…

Além do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgar dados sobre a evolução da atividade turística e dos transportes, referente ao mês de março, o gabinete de estatística português dará nota dos índices de Produção, Emprego, Remunerações na Construção. Ademais, o Banco de Portugal divulgará estatísticas sobre a emissão monetária, também referente ao mês anterior.

… e lá fora

O dia ficará marcado pela divulgação de alguns indicadores pelo gabinete de estatística europeu. O Eurostat dará nota sobre a evolução da produção industrial no bloco europeu, em fevereiro, seguindo-lhe os dados sobre a importação de petróleo e produtos petrolíferos, referentes ao ano de 2022, ano em que se iniciou a guerra na Ucrânia.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião