Polícias e militares ameaçam boicotar Rali de Portugal e marcam manifestação para 25 de abril
Três dias antes da manifestação, os representantes das forças de segurança e a nova ministra da Administração Interna têm reunião marcada para iniciar o processo de negociação.
As forças de segurança ameaçam não fazer gratificados no Rali de Portugal se até 10 de maio não houver entendimento com o novo Governo, segundo o ultimato do movimento inorgânico dos polícias, que consta numa carta noticiada esta quinta-feira pelo Expresso.
Este movimento está a preparar novos protestos e já agendou uma manifestação para o dia 25 de abril, em frente à Assembleia da República. “Quem não tem direito à greve deveria ser escutado e valorizado”, escreveram os polícias na carta, em que apelam a que o suplemento de missão dado à Polícia Judiciária seja “transversal a todas as forças de segurança”.
Lembrando que, durante a campanha eleitoral, o novo primeiro-ministro, Luís Montenegro, prometera “resolver rapidamente esta injustiça”, os elementos do movimento consideram, porém, que, após a reunião de 12 de abril com a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, “é fácil concluir que o Governo [os] quer enganar e ludibriar”.
Depois de uma primeira reunião entre a nova ministra e os representantes das forças de segurança, ficou agendado um novo encontro para a próxima segunda-feira, 22 de abril, para negociar o futuro das carreiras da PSP e da GNR e também a atribuição de um subsídio de missão semelhante ao que foi atribuído à Polícia Judiciária.
No final da reunião de 12 de abril, Margarida Blasco afirmou aos jornalistas que os problemas da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana “não são só o subsídio de missão”. Não avançou valores ou esclareceu se o Governo vai atribuir um suplemento idêntico ao da Polícia Judiciária. Prometeu, sim, que o processo de negociação se inicia no próximo encontro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Polícias e militares ameaçam boicotar Rali de Portugal e marcam manifestação para 25 de abril
{{ noCommentsLabel }}