Mexia esclarece investigação. EDP brilha na bolsa

Com as explicações do líder da EDP, as ações da energética tiveram a melhor sessão das últimas duas semanas. EDP Renováveis e REN também brilharam. Bolsa contraria as quedas da Europa.

O setor energético puxou pela bolsa lisboeta num dia em que António Mexia deu explicações aos jornalistas e investidores. Foi a melhor das últimas cinco sessões para o principal índice português, que contrariou a generalidade das praças europeias. Só a bolsa italiana fechou com ganhos além da portuguesa. O Stoxx 600 recuou 0,71%.

O PSI-20 valorizou 0,78% para 5.319,21 pontos após um arranque de sessão em queda. A dar energia à bolsa esteve sobretudo a EDP, isto depois da queda de 2,25% desta segunda-feira, no rescaldo da investigação que resultou na constituição como arguido do presidente executivo da empresa, António Mexia.

O líder da energética prestou explicações aos jornalistas e investidores onde garantiu que se mantém focado e que não está a pensar em apresentar a demissão. Face a isto, os títulos da empresa subiram 2,84% nesta sessão, ficando a valer 3,26 euros. Foi a melhor sessão das últimas duas semanas, permitindo à elétrica praticamente anular as quedas associadas ao processo.

Outras duas empresas afetadas pela investigação, que abrange os contratos CMEC celebrados entre a EDP e o Estado em 2004, foram a EDP Renováveis e a REN. Nesta sessão, também elas fecharam com ganhos: 0,98% em relação à primeira, 3,64% em relação à segunda. A REN teve mesmo a melhor sessão desde 17 de junho de 2016 — isto é, há quase um ano.

Em dia de petróleo em queda, estando abaixo dos 50 dólares, a Galp Energia conseguiu mesmo assim fechar a ganhar 0,04% para 13,64 euros. Em contrapartida, a pressionar o índice esteve, acima de tudo, o setor da banca. O BCP caiu 1,23% para 23 cêntimos e o Montepio continua a corrigir dos fortes ganhos da semana passada: derrapou 5,95% para 58 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mexia esclarece investigação. EDP brilha na bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião