Rússia preparada para congelar ou cortar produção de petróleo
A maior exportadora de energia do mundo está disposta a congelar ou mesmo cortar a produção de petróleo em cooperação com a OPEP. Putin diz que está pronto para apoiar decisão do cartel.
A Rússia está disposta a considerar congelar ou mesmo cortar a produção de petróleo em cooperação com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). O Presidente russo, Vladimir Putin, diz que espera que o cartel consiga chegar a acordo sobre os limites da produção e que a Rússia está preparada para apoiar esta decisão.
Em declarações no Congresso Mundial da Energia, Putin diz que a Rússia vai continuar a ser uma fornecedora de energia de confiança. Os ministros de alguns dos maiores países produtores de petróleo estão reunidos esta semana na Turquia para discutirem formas de pôr fim a dois anos de excesso de crude no mercado.
Ainda há muito trabalho pela frente até à próxima reunião da OPEP, a 30 de novembro. Os detalhes ainda estão por definir, inclusive de que forma é que os cortes serão distribuídos pelos vários países ou se os produtores fora do cartel vão cooperar. A Rússia prefere congelar a produção nos atuais níveis recorde do que cortá-la, diz o ministro da Energia russo, Alexander Novak, esta segunda-feira.
A Rússia injetou 11,2 milhões de barris por dia até outubro, superando o recorde do mês passado de 11,1 milhões de barris.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rússia preparada para congelar ou cortar produção de petróleo
{{ noCommentsLabel }}