Já são conhecidos os nomeados dos IRGAwards para melhor CEO e CFO

A Deloitte revelou os nomeados aos prémios de melhor Chief Executive Officer, Chief Financial Officer e Investor Relations Officer da 36ª edição dos IRGAwards.

João Manso Neto, da Greenvolt, Miguel Maya, do BCP, Miguel Stilwell d’Andrade, da EDP, e Paulo Macedo, da Caixa Geral de Depósitos, vão disputar o prémio de melhor CEO da 36ª edição dos Investor Relations and Governance Awards (IRGAwards), uma iniciativa da Deloitte. Também já são conhecidas as short list dos nomes selecionados nas categorias CFO Award e IRO Award. Os premiados serão conhecidos durante a cerimónia de entrega de prémios que se realizará a 22 de maio, em Lisboa.

Os nomeados para melhor administrador financeiro (CFO Award) são Cristina Rios de Amorim (Corticeira Amorim), Maria João Carioca (Galp), Miguel Bragança (BCP), Rui Teixeira (EDP). Já os escolhidos para a categoria Investor Relations Officer Award são Ana Fernandes (Greenvolt), Bernardo Collaço (BCP), Cláudia Falcão (Jerónimo Martins) e Miguel Viana (EDP).

A lista de nomeados da edição deste ano, com o tema ‘Upscalling human strength’, contempla “organizações e personalidades que contribuíram para a evolução do universo empresarial português em 2023”, destaca a organização.

Na hora de selecionar as personalidades para as distinções de CEO Award e CFO Award , o júri teve em consideração “profissionais que tenham exercido a sua função, durante o maior período em 2023, numa empresa cotada na Bolsa de Lisboa, numa entidade de interesse público ou num grupo económico com um volume de negócios igual ou superior a 400 milhões de euros”.

Perante o atual contexto económico desafiador, o grupo de nomeados desta edição destaca-se pelo contributo das organizações e dos seus líderes para a estabilidade do mercado, não deixando de considerar o papel destes na vanguarda da transformação tecnológica.

Vítor Bento

Presidente do Júri dos IRGAwards

Já no que concerne ao IRO Award, o júri teve como critério eleger os profissionais que exerceram a sua função numa empresa cotada na Bolsa de Lisboa, durante o maior período no mesmo ano.

Há já três décadas que a Deloitte organiza esta iniciativa para reconhecer as boas práticas de governance e o desenvolvimento do mercado financeiro e mercado de capitais, com a distinção dos líderes e as organizações que tenham contribuído para a sua eficiência e transparência.

“Perante o atual contexto económico desafiador, o grupo de nomeados desta edição destaca-se pelo contributo das organizações e dos seus líderes para a estabilidade do mercado, não deixando de considerar o papel destes na vanguarda da transformação tecnológica”, reconhece Vítor Bento, presidente do Júri dos IRGAwards.

“A evolução dos mercados financeiros tem sido significativa, ao longo dos últimos anos, e estamos atentos ao papel crescente e fundamental que a evolução tecnológica, como a inteligência artificial, desempenha nesse contexto, impulsionando a eficiência, transparência e inovação”, completa o economista.

A tecnologia é, como sempre foi, uma ferramenta impulsionadora para acelerar a competitividade e, ao longo do último ano, apesar de as empresas estarem expostas a novas pressões, regista-se um maior investimento na transformação e na inovação, e, esse tipo de aposta tem impacto comprovado no desenvolvimento do mercado português.

António Lagartixo

CEO e Managing Partner da Deloitte

A organização pretende “convocar os líderes do C-Level para um diálogo sobre as potencialidades da inteligência artificial no desenvolvimento humano”.

“Pretendemos explorar as potencialidades da inteligência artificial impulsionando o desenvolvimento dos nossos agentes económicos e financeiros”, destaca o CEO e Managing Partner da Deloitte. António Lagartixo sublinha que “a tecnologia é, como sempre foi, uma ferramenta impulsionadora para acelerar a competitividade e, ao longo do último ano, apesar de as empresas estarem expostas a novas pressões, regista-se um maior investimento na transformação e na inovação, e, esse tipo de aposta tem impacto comprovado no desenvolvimento do mercado português”.

Além de Vítor Bento, o júri da 36ª edição dos IRGAwards é constituído por Álvaro Nascimento, Ana Pinho, António Esteves, Céline Abecassis-Moedas, Duarte Pitta Ferraz, Isabel Furtado, João Moreira Rato, Patrícia Teixeira Lopes, Pedro Siza Vieira e Nuno Gracias Fernandes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já são conhecidos os nomeados dos IRGAwards para melhor CEO e CFO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião