Hoje nas notícias: investimento, Medina e saúde
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Apesar de um reforço superior a mil milhões de euros, o investimento público nacional voltou a ser o segundo pior na Zona Euro. O coordenador da UTAO nega as acusações de Fernando Medina de que tenha havido um “erro muito grave” desta entidade na avaliação da descida da dívida pública. Em 2023, o número de inscritos na lista de espera para cirurgia cresceu 13%. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.
Portugal tem segunda pior marca de investimento público na Zona Euro
Portugal reforçou o investimento público em mais de mil milhões de euros em 2023, mas não foi o suficiente para sair da posição relativa que mantinha no ano anterior entre os países da Zona Euro, permanecendo como o segundo pior colocado e abaixo da média da área da moeda única. Os novos dados sobre a despesa pública, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na terça-feira, revelam que o peso da despesa pública atingiu 2,6% do PIB no ano passado, o que compara com uma média de 3,3% do PIB na área do euro.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
UTAO rejeita acusação de “erro muito grave” de Medina
O coordenador da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) rejeita que este organismo tenha cometido um erro na avaliação da redução da dívida pública, que se fixou em 99,1% no final do ano passado, ao sinalizar uma utilização de fundos adicionais da Segurança Social na compra da dívida que garantiu a fasquia abaixo dos 100%. Rui Baleiras respondeu, assim, às críticas do ex-ministro das Finanças Fernando Medina, que acusou a entidade de “erro muito grave” na avaliação da redução da dívida pública.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Número de doentes em lista de espera para cirurgia sobe 13%
Embora os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indiquem que nunca o serviço público operou tantos doentes como no ano passado (mais de 715 mil), havia ainda 261.706 utentes à espera de cirurgia no final de 2023, mais 13% do que um ano antes. Dos inscritos na lista de espera, 30% já tinham visto ultrapassado o tempo máximo de resposta garantido (TMRG) – valor que se tem mantido relativamente estável desde dezembro de 2021 –, mas, ainda assim, cerca de 80% dos vales-cirurgia emitidos são recusados.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
Mosqueteiros vão investir 240 milhões de euros até 2029
Os Mosqueteiros planeiam investir 240 milhões de euros em Portugal — um dos quatro mercados onde operam, a par com França, Bélgica e Polónia — até 2029 para acompanhar “um ritmo de sensivelmente 15 aberturas ao ano”, distribuídas pelas marcas Intermarché, Bricomarché e Roady. O presidente do conselho de administração do grupo em Portugal, Pedro Subtil, adianta que, embora dependa designadamente da insígnia e do seu formato, as “criações” — termos que utilizam para designar novas lojas — devem gerar perto de 3.000 postos de trabalho diretos no horizonte de seis anos.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível)
Portugueses ganham mais de 100 mil euros por dia com Eurodreams
Os portugueses já ganharam mais de 16 milhões de euros no Eurodreams, mas o primeiro prémio ainda não saiu a qualquer apostador nacional. Seis meses depois do primeiro sorteio do novo jogo da Santa Casa, o prémio mais alto pago em Portugal foi de 120 mil euros, atribuído em mensalidades de 2.000 euros durante cinco anos. Só França e Espanha superam as apostas dos portugueses.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: investimento, Medina e saúde
{{ noCommentsLabel }}