Tusk e Barnier avisam que relógio do Brexit já está a contar

  • Margarida Peixoto
  • 9 Junho 2017

O presidente do Conselho Europeu deixou um aviso esta manhã: há um prazo para as negociações do Brexit terminarem e esse prazo já está a contar. Barnier também lembrou que o calendário é claro.

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, deixou um aviso logo pela manhã desta sexta-feira aos responsáveis políticos do Reino Unido, no Twitter: “Não sabemos quando é que as negociações do Brexit começam. Sabemos quando têm de terminar.” É o mesmo que dizer que o relógio já está a contar, mesmo que os britânicos levem tempo a formar governo.

O responsável europeu reagiu assim aos resultados das eleições britânicas, que deram mais votos à primeira-ministra Theresa May, mas que representaram uma derrota para os conservadores, na medida em que perderam a maioria absoluta em vez de a reforçarem, como pretendiam.

Neste momento May já entrou em acordo com o Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte para formar Governo e prepara-se para se apresentar perante a Rainha, pelas 12h30. Mas ainda nada está completamente assegurado.

De acordo com as regras da União Europeia, as negociações para a saída de um Estado-membro têm um prazo de dois anos, que já está a contar desde que o artigo 50º foi ativado, há dois meses. Quanto mais tempo o Reino Unido levar a preparar a equipa para as negociações, mais pressionado estará pelo prazo para conseguir um acordo favorável.

“Deem o vosso melhor para evitar um ‘não acordo’ como resultado de ‘não haver negociações'”, aconselhou ainda Donald Tusk.

Também Michel Barnier, o chefe da Comissão Europeia para as negociações com vista à saída do Reino Unido, lembrou que “o calendário é claro” e que é preciso foco para alcançar um acordo. “As negociações do Brexit devem começar quando o Reino Unido estiver pronto; o calendário e as posições da União Europeia são claros. Vamos concentrar-nos para alcançarmos um acordo juntos”, disse, no Twitter.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tusk e Barnier avisam que relógio do Brexit já está a contar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião