Forte subida do BCP leva PSI-20 a ganhar mais de 1%

O BCP, o "diamante em bruto" como lhe chama o Deutsche Bank, disparou mais de 4,5%. Recuperou das perdas registadas nas quatro últimas sessões.

A bolsa de Lisboa acompanhou o sentimento das pares europeias e fechou a última sessão da semana em alta, suportada pelos ganhos expressivos do BCP, mas também do setor energético. No resto da Europa, os investidores ficaram tranquilizados com os resultados das eleições no Reino Unido e as principais praças fecharam no verde.

O PSI-20 subiu 1,12%, para os 5.298,94 pontos. A impulsionar os ganhos da bolsa esteve o BCP, que disparou 4,59%, para os 23,48 cêntimos por ação e recuperou de quatro sessões de perdas. O Deutsche Bank emitiu, esta sexta-feira, uma nota onde recomenda “comprar” as ações do BCP, considerando o banco um “diamante em bruto” e antecipando que os problemas de capital estão praticamente resolvidos.

O setor energético também fechou em alta, com a EDP a valorizar 1,08%, para os 3,27 euros por ação, e a EDP Renováveis a subir 0,27%, para os 6,97 euros. Já a Galp ganhou 1,16%, para os 13,53 euros, num dia em que o petróleo começou a recuperar das quedas registadas nas últimas sessões. O petróleo negociado em Londres está agora a subir 0,7% e negoceia acima dos 48 dólares por barril.

Do lado das quedas, destaca-se a Mota-Engil, que perdeu 4,50%, para os 2,38 euros.

Entre as principais praças europeias, destaque para a bolsa londrina, que subiu perto de 1%. Os investidores estão animados com a perspetiva de um “soft Brexit”, já que, sem maioria absoluta, Theresa May terá menos margem para negociar uma saída dura da União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Forte subida do BCP leva PSI-20 a ganhar mais de 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião