May pronta para negociar Brexit e combater terrorismo

A primeira-ministra quer cumprir a vontade dos que votaram pela saída da União Europeia e vai dar mais poder às autoridades para combater o terrorismo.

Theresa May está pronta para formar um governo de coligação entre o Partido Conservador e o Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte. A primeira-ministra britânica já comunicou esta intenção à Rainha Isabel II e anunciou, esta manhã, quais serão as prioridades para os próximos cinco anos: negociar o Brexit e combater o terrorismo.

“Acabei de me encontrar com sua majestade e vou agora formar governo”, disse a primeira-ministra, em Downing Street, em declarações aos jornalistas. As duas grandes prioridades foram deixadas claras logo de seguida:

Este governo vai guiar o país pelas negociações cruciais do Brexit, que começam daqui a apenas dez dias, cumprindo a vontade dos britânicos de tirar o Reino Unido da União Europeia”, disse May. “E vai combater a ideologia islâmica extremista, dando mais poder às autoridades para que possam fazer o que precisam para manter o nosso país seguro”, acrescentou.

Theresa May deixou, ainda assim, uma mensagem de tranquilidade para os que se opõem ao Brexit, assegurando que o seu governo vai “construir um país em que ninguém nem nenhuma comunidade é deixada para trás, onde a prosperidade e a oportunidade é partilhada por todo o Reino Unido”.

A primeira-ministra britânica congratulou-se ainda pelos resultados das eleições que decorreram na quinta-feira e que deram a vitória sem maioria absoluta ao Partido Conservador de Theresa May (318 lugares, menos 12 do que tinha até agora). O Partido Trabalhista ficou com 261 lugares no Parlamento, mais 31 do que tinha. “O país precisa de certeza. O Partido Conservador e o Partido Unionista Democrático asseguraram o maior número de lugares no Parlamento e torna-se assim claro que só estes dois partidos têm a legitimidade e a capacidade para assegurar essa certeza“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

May pronta para negociar Brexit e combater terrorismo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião