May assume que não gostou do resultado. “Lamento”, disse

  • Margarida Peixoto
  • 9 Junho 2017

Num discurso gravado para as televisões, Theresa May assumiu que o resultado eleitoral ficou aquém do que pretendia e lamentou a perda de 12 lugares. À hora de almoço tinha-se congratulado.

Foi preciso esperar pelo final da tarde desta sexta-feira para ouvir Theresa May assumir um tom de derrota e reconhecer que os resultados das eleições ficaram longe do que pretendia quando convocou a consulta popular. Já depois de ter discursado, a primeira-ministra gravou um vídeo para as televisões onde lamentou pelos colegas que perderam os seus lugares na Câmara dos Comuns.

É óbvio que queria um resultado diferente do que obtive na noite passada e lamento pelos colegas que perderam os seus lugares, que não mereciam perder, e claro que vou refletir no que aconteceu”, disse a primeira-ministra em funções, que se prepara para formar um novo Governo com o apoio do Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte.

 

Theresa May aproveitou ainda para frisar que o que considera mais importante é que o país consiga formar governo para iniciar as negociações do Brexit, dentro de dez dias. “Neste momento crítico para o nosso país é importante formar um governo, no interesse nacional. Como somos o partido com mais votos e mais lugares, somos o único em posição para o fazer e é isso que estamos a fazer”, argumentou.

No discurso feito pela hora do almoço, depois do encontro com a Rainha Isabel II, May tinha-se congratulado pelos resultados eleitorais, que lhe deram a vitória, mas sem a maioria absoluta e com menos 12 lugares do que os que tinha até agora. Quando a primeira-ministra convocou as eleições tinha colocado como objetivo reforçar o apoio popular ao seu mandato, para ganhar confiança para as negociações do Brexit.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

May assume que não gostou do resultado. “Lamento”, disse

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião