SPV apresenta manifesto para promover economia circular na Europa

  • Capital Verde
  • 5 Junho 2024

A propósito das eleições europeias, a Sociedade Ponto Verde apresenta uma série de propostas para melhorar o setor.

A Sociedade Ponto Verde apresentou um manifesto a propósito das eleições europeias, com propostas de melhoria dentro do setor, para que possam ser consideradas na discussão ao nível comunitário.

As próximas eleições europeias são um momento decisivo para reforçar o compromisso da UE com a sustentabilidade e a economia circular“, entende a Sociedade Ponto Verde. Nesse sentido, propõe um conjunto de ações e princípios fundamentais para a definição das políticas europeias nos próximos anos, com vista a assegurar uma gestão de resíduos mais eficiente, sustentável e circular.

Isto, numa altura em que os resíduos “não estão a ser devidamente valorizados”, com destaque para os eletrónicos e eletrodomésticos, mas também os biorresíduos, que correspondem a 40% dos resíduos urbanos produzidos nas casas, e são mais de metade dos resíduos que são colocados em aterros.

O nosso maior desafio é, certamente, a transição para uma economia verdadeiramente circular“, acredita a SPV. Neste âmbito, propõe parcerias na Cadeia de Produção-Consumo, incluindo produtores locais/regionais e de pequena e média dimensão.

Mas o manifesto apela também à harmonização de políticas e padrões, incluindo o fornecimento de apoio técnico, financeiro e logístico aos Estados-membros, de forma a acelerar a implementação de práticas de gestão eficiente de resíduos.

A SPV refere ainda a necessidade de melhorar o Regime da Responsabilidade Alargada do Produtor, garantindo que o processo de determinação de custos a suportar pelos produtores é transparente, e apela a que se trabalhe o design para a reciclagem, incentivando a inovação no sentido de facilitar este processo.

Propõe, por fim, o reforço do investimento comunitário em infraestruturas e tecnologias que aumentem a capacidade de gestão de resíduos e deixa uma nota sobre educação e literacia, defendendo a sensibilização junto dos consumidores e dos intervenientes do setor dos resíduos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SPV apresenta manifesto para promover economia circular na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião