CMVM junta reguladores para discutir Governo das Sociedades

  • ECO
  • 12 Junho 2017

O presidente da ESMA, o Diretor da Divisão de Assuntos Financeiros da OCDE, o Comissário da Consob e o governador do Banco de Portugal são alguns dos oradores na conferência do regulador da bolsa.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) junta na próxima semana diversos especialistas internacionais e nacionais para debater questões relacionadas com o Governo das Sociedades. Entre os oradores e participantes da conferência que acontece na terça-feira da próxima semana, estarão responsáveis pelos reguladores da banca e do mercado de capitais.

“Flexibilidade e Proporcionalidade em Corporate Governance. A Promoção do mercado de capitais através do corporate governance” foi o tema escolhido para ser debatido nesta conferência que decorre no Centro Cultural de Belém. O evento conta com três oradores internacionais, bem como o presidente da ESMA, Steven Maijoor, o Diretor da Divisão de Assuntos Financeiros da OCDE, Mats Isaksson e o Comissário da Consob (entidade homologa à CMVM) Carmine Di Nova. O Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, será também um dos oradores presentes.

A abertura da conferência cabe à presidente da CMVM, Gabriela Figueira Dias, que no início da manhã falará sobre as tendências globais e as necessidades de cada país no que respeita à promoção do mercado de capitais português através do corporate governance. O corporate governance, ou governo das sociedades em português, poderá ser definido como o sistema de regras e condutas relativo ao exercício da direção e controlo das empresas. Exprime a relação de uma empresa com os seus acionistas e de uma forma mais alargada a relação que esta mantém com os seus stakeholders.

Já Carlos Costa falará do papel dos bancos no corporate governance e na promoção do mercado de capitais, seguindo-se-lhe Mats Isaksson. O Diretor da Divisão de Assuntos Financeiros da OCDE debruçar-se-á sobre o governo das sociedades e o financiamento de mercado para empresas de rápido crescimento.

À tarde será a vez de o presidente da ESMA, Steven Maijoor, falar em regulação e desregulação, enquanto Carlos Tavares, líder do grupo de trabalho sobre a reforma da supervisão financeira em Portugal, se debruçar-se-á sobre o impacto da reforma do quadro regulatório no corporate governance. O evento é encerrado pelo Ministro das Finanças, Mário Centeno, ao final da tarde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CMVM junta reguladores para discutir Governo das Sociedades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião