Governo coloca vice-presidente do IEFP na direção da Garantia Jovem
No início da semana, foi notícia exoneração de Bernardo Santos e Sousa da vice-presidência do IEFP. Agora, Ministério do Trabalho confirma ao ECO que dirigente vai liderar Garantia Jovem.
O secretário de Estado do Trabalho decidiu nomear Bernardo Santos e Sousa, que até agora era vice-presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), como diretor executivo do Garantia Jovem, programa que visa combater o desemprego entre os trabalhadores até aos 29 anos. A escolha foi indicada ao ECO por várias fontes do instituto e, questionado, o Ministério do Trabalho confirmou a nomeação.
“O secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, nomeou esta sexta-feira por despacho Bernardo Manuel Vieira Santos e Sousa como diretor executivo do Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem“, adianta o ministério liderado por Maria do Rosário Palma Ramalho, em resposta ao ECO.
“Ao assumir as funções para as quais foi hoje nomeado, Bernardo Manuel Vieira Santos e Sousa cessa o seu exercício como vice-presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional”, acrescenta a tutela.
No início da semana, o Jornal de Negócios noticiou que Bernardo Santos e Sousa tinha sido afastado da vice-presidência do IEFP, cargo que ocupava há menos de um ano (o que significa que pode não ter direito a indemnização). O ECO confirmou essa exoneração junto de várias fontes, que sinalizaram, entretanto, que o dirigente em causa passará a ocupar a direção executiva do Garantia Jovem, notícia agora confirmada pelo Ministério do Trabalho.
Na resposta enviada ao ECO, o ministério liderado por Maria do Rosário Palma Ramalho avança também que o Governo quer relançar o programa em questão, “em concretização da aposta que faz, e que consta do seu programa, de apoiar os jovens na procura de emprego e na consolidação de um projeto de vida em Portugal”.
“Escolheu para dirigir o projeto alguém que tem as competências académicas e profissionais adequadas para desempenhar a função“, assegura o Ministério do Trabalho, que detalha que Bernardo Santos e Sousa é licenciado em Economia, fez um MBA Executivo, foi vice-presidente do conselho diretivo do IEFP, foi coordenador da Estrutura de Missão para a Igualdade de Género, coordenou o Pilar da Capacitação e Inclusão Digital das Pessoas na Estrutura de Missão Portugal Digital.
De notar que ainda em fevereiro o IEFP lançou uma nova plataforma no âmbito do Garantia Jovem, de modo a dar um novo impulso a este programa. Na altura, a então diretora executiva, Sara Ramos, explicou ao ECO que a ideia era relançar o projeto e dinamizá-lo mais, tendo em conta que a plataforma anterior já não estava adaptada às necessidades dos jovens.
Com a nomeação de Bernardo Sousa e Santos, Sara Ramos é agora afastada desse cargo. Sara Ramos era diretora executiva do Garantia Jovem desde setembro do ano passado, tendo sido escolhida pelo ex-secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.
“Estava em acumulação e agora regressa em exclusivo à atividade docente“, indica o Ministério do Trabalho, questionado pelo ECO quanto ao futuro desta dirigente.
No entanto, a própria garante ao ECO que nunca esteve em acumulação, isto é, esclarece que o despacho sinalizara que estava autorizada a continuar a atividade docente, mas nunca o fez. O seu contrato com o ISCTE está suspenso desde abril de 2022, assegura. Sara Ramos sublinha que estava dedicada em exclusivo à Garantia Jovem, de modo a renovar a estratégia desse programa.
Em causa está um programa que visa apoiar os jovens (até aos 29 anos) que nem estudam nem trabalham a encontrarem um novo emprego, estágio ou oportunidade de formação.
O Garantia Jovem nasceu em 2014, por recomendação da Comissão Europeia, numa altura em que o desemprego jovem nos países do bloco comunitário estava em níveis elevados. Em 2020, foi reforçado, face ao impacto da pandemia no emprego jovem. E em fevereiro, como referido, ganhou uma nova plataforma digital.
(Notícia atualizada às 21h32 com declarações da ainda diretora executiva do Garantia Jovem)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo coloca vice-presidente do IEFP na direção da Garantia Jovem
{{ noCommentsLabel }}