Mais de metade dos advogados está em risco de burnout. CRLisboa reforça apoio
Um estudo do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados aponta que cerca de 52,5% dos advogados estão em risco de burnout e 16,4% com diagnóstico efetuado.
Um estudo do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados (CRLisboa) aponta que cerca de 52,5% dos advogados estão em risco de burnout e 16,4% com diagnóstico efetuado. O inquérito foi realizado em 2022, num período pós-pandemia Covid-19, e foi respondido por 2.056 advogados. CRLisboa vai reforçar apoio aos profissionais do setor.
Em novembro de 2022, o CRLisboa lançou o Gabinete de Promoção do Bem-Estar Psicológico (GaBEP) que tem como principal objetivo promover o bem-estar psicológico dos advogados com inscrição ativa na Ordem e residentes no concelho de Lisboa. “A partir dessa altura passaram a ser disponibilizadas aos seus associados acompanhamento psicológico gratuito, garantidas por um psicólogo e tiveram início um conjunto de ações preventivas e de sensibilização para os cuidados e bem-estar na área da saúde mental”, revela o órgão.
Mas devido à “grande” afluência o serviço teve de ser interrompido para puderem reforçar a oferta dos serviços. “Assim, depois de uma pausa para alinhar a sua estratégia de atuação, e do lançamento de um concurso público para selecionar um novo profissional para o liderar, o GaBEP retomou este mês de junho as suas consultas de psicologia“, explicou João Massano, presidente do órgão.
A empresa selecionada para conduzir este processo foi a Randstad e a psicóloga Sónia Feitais foi escolhida para assumir esta responsabilidade.
Desde a sua criação, foram recebidos 103 pedidos de consulta, sendo que destes foram realizados 59 contactos de triagem e 51 pessoas foram acompanhadas em consulta, totalizando 309 sessões.
“Nesta nova fase do GaBEP estão previstas até ao final do ano 270 consultas de acompanhamento e 50 consultas de triagem. E, neste momento, já estão 43 pessoas em lista de espera”, sublinha João Massano.
Em comunicado, a CRLisboa revelou que estudos internacionais têm demonstrado a exigência da profissão e a necessidade de abordar a questão do bem-estar dos advogados. “Por exemplo, um estudo de Krill, Johnson e Albert, de 2016, que envolveu 12.825 advogados, revelou resultados preocupantes: 28%, 19%, e 23% dos sujeitos experienciavam sintomas de depressão, ansiedade severa e stresse, respetivamente, e 11,4% dos advogados haviam tido ideação suicida no ano anterior”, exemplificam.
“Esta realidade, os dados do questionário e dos estudos internacionais revelam um cenário inquietante da saúde dos profissionais da advocacia, o que mobilizou o CRLisboa a continuar a atuar nesta matéria”, acrescentou o presidente do CRLisboa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de metade dos advogados está em risco de burnout. CRLisboa reforça apoio
{{ noCommentsLabel }}