Sioslife lança “primeira rede social para idosos” em Portugal, Espanha e Brasil
A ageTech de Braga levantou no ano passado uma ronda de 2,3 milhões de euros. Rede social já conta com 16 mil utilizadores. Depois de Espanha e Brasil, aponta a novos mercados europeus.
A startup portuguesa Siolisfe lançou a “primeira rede social para idosos” em Portugal, Espanha e Brasil. A plataforma, que visa combater o isolamento social entre os mais velhos, conta já com mais de 16 mil utilizadores. Consolidar em Espanha e Brasil, bem como no mercado europeu, “com foco no Reino Unido e países nórdicos”, faz parte dos planos de internacionalização da startup de Braga.
“Esta é uma rede social especial, dedicada exclusivamente às pessoas mais velhas e que tem um objetivo muito claro: combater o isolamento social, um dos principais problemas associados ao envelhecimento. Esta era uma das funcionalidades mais pedidas pelos nossos clientes, e depois de ajudarmos na manutenção do contacto entre utentes e cuidadores, porque não fomentar a socialização entre pessoas mais velhas que já se conhecem ou até criar novos laços de amizade?”, diz Jorge Oliveira, CEO da Sioslife, citado em comunicado.
“Esta é uma rede social completamente diferente daquilo que conhecemos. Destaca-se, essencialmente, pela interface de utilização super simples. Com apenas dois ou três toques no ecrã, é possível encontrar amigos na comunidade e estabelecer uma relação de amizade. Com apenas mais um toque, inicia-se uma videochamada e o dia destas pessoas muda por completo… isso vê-se no sorriso deles!”, descreve o também fundador da Sioslife, juntamente com Fábio Macedo.
A Sioslife disponibiliza uma solução tecnológica para facilitar o contacto e partilha de dados entre utentes, profissionais e cuidadores de mais de 600 instituições, num universo de 16 mil utilizadores. A rede social — com o mesmo nome da startup que a criou — integra esse software, permitindo “em exclusivo, através dos sistemas interativos de inclusão digital da Sioslife — tablets e computadores –, o acesso a funcionalidades de socialização, entretenimento, navegação na internet, entre outras, adaptado mesmo a pessoas com menor literacia digital, explica a ageTech que, no ano passado levantou 2,3 milhões de euros.
Aposta em novos mercados
A ronda — que contou com a participação de investidores como António Murta, a 3xP Global, a Subvisual e o Fundo de Inovação Social — tinha como objetivos reforçar a oferta no mercado, escalar as operações para outras regiões da Península Ibérica e apostar na melhoria contínua e inovação dos produtos, bem como duplicar a equipa 20 colaboradores.
“Desde a ronda de investimento, a nossa principal prioridade foi garantir uma estratégia de investimento na sustentabilidade da empresa e encontrar caminhos eficientes para a escalabilidade. Embora o crescimento da equipa não tenha sido o foco principal, investimos significativamente em otimizar processos e estratégias que nos permitissem alcançar os nossos objetivos de forma mais lean. Esta abordagem garantiu que estivéssemos mais bem preparados para um crescimento sustentável e para enfrentar os desafios do mercado com maior eficiência e resiliência”, adianta Jorge Oliveira ao ECO. Hoje a empresa tem 15 colaboradores.
“A ronda de investimento permitiu-nos focar na nossa estratégia de crescimento e concretizar uma viragem estratégica significativa. Investimos na evolução do produto e começámos a consolidar o nosso posicionamento internacional, ainda que este precise de ser reforçado. Este financiamento também fomentou parcerias estratégicas com as principais entidades do setor em Portugal e com parceiros tecnológicos que complementam a nossa oferta, integrando as melhores práticas de cuidado e saúde no nosso país”, refere ainda o cofundador.
“Temos planos ambiciosos de continuar a evoluir as nossas soluções, tanto a nível de produto como de estratégia. Pretendemos crescer internacionalmente, estabelecendo uma rede de parceiros de distribuição tanto a nível nacional como internacional”, aponta o responsável.
Consolidar em Espanha e Brasil faz parte da estratégia, bem como no mercado europeu “com foco no Reino Unido e países nórdicos”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sioslife lança “primeira rede social para idosos” em Portugal, Espanha e Brasil
{{ noCommentsLabel }}