Euronext procura atrair investidores para empresas nacionais
O "Portugal Capital Markets Day 2024" organizado pela Euronext e a AEM contará com a presença de 20 empresas nacionais e 40 investidores de vários países, para promover as potencialidades de Portugal.
O mercado de capitais tem sido particularmente procurado este ano por empresas para se financiarem. Segundo dados recolhidos pelo ECO junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), até ao final da primeira semana de junho foram angariados quase 2.400 milhões de euros através de emissões obrigacionistas por parte de empresas nacionais com capital aberto, quase tanto quanto o montante alcançado em 2022 e 2023 juntos.
No entanto, Isabel Ucha, presidente da Euronext Lisboa, destaca a necessidade de “aumentar a atenção dos investidores e dos stakeholders sobre as nossas empresas e a nossa bolsa”, desde logo por “a economia portuguesa estar a viver um momento positivo em comparação com outras economias com alguns setores a apresentar dinâmicas muito interessantes que merecem ser conhecidos.”
É com base neste objetivo que a Euronext e a Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado (AEM) vão promover o “Portugal Capital Markets Day 2024” nos dias 27 e 28 de junho, para juntar empresas e investidores através de encontros bilaterais e da realização de uma conferência centrada nas principais oportunidades e tendências de investimento na economia nacional e nas empresas portugueses.
Esta iniciativa contará com a participação de 20 empresas cotadas (todas associadas da AEM e membros do índice PSI e PSI Geral) e com a presença de 40 investidores de Espanha, Bélgica, Países Baixos, França, Índia, EUA e Portugal em representação de fundos de pensões, sociedades gestoras e bancos de investimento. Segundo Abel Sequeira Ferreira, diretor executivo da AEM, além das 100 reuniões já agendadas entre os investidores e os representantes das empresas, estarão presente “outras empresas que participarão em reuniões informais”.
Sob o lema “Invest in Portugal – Insights on an Economy in Transformation”, que contará com o ECO como media partner, a conferência terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa a 28 de junho e visa destacar as oportunidades de investimento em Portugal, de acordo com um estudo desenvolvido desde há um ano por Ricardo Reis, professor da Universidade Católica, que será apresentado no evento e que apontará as potencialidades de cinco setores de atividade: infraestruturas, energia, saúde, turismo e agroindústria.
O “Portugal Capital Markets Day 2024” terá como convidados de honra e oradores o ministro da Economia e o ministro das Finanças, e ainda contará com a presença do presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Euronext procura atrair investidores para empresas nacionais
{{ noCommentsLabel }}