5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 26 Junho 2024

Miranda Sarmento é ouvido em audição parlamentar e Luís Montenegro vai à Assembleia para o debate quinzenal. INE divulga dados do Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação.

No mesmo dia em que o ministro das Finanças é ouvido na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública sobre a cobrança de impostos relativos às barragens, também o primeiro-ministro Luís Montenegro vai estar presente na Assembleia da República para o debate quinzenal. O Conselho de Finanças Públicas divulga um relatório sobre o desempenho do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o INE apresenta os dados relativos ao Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação durante maio.

Audição do ministro das Finanças

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, é ouvido esta quarta-feira na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, no âmbito dos requerimentos apresentados pelos grupos parlamentares do Chega, Bloco de Esquerda e PSD sobre a cobrança de impostos relativos às barragens.

Debate com o Primeiro-Ministro na Assembleia da República

Esta quarta-feira é também dia de debate quinzenal na Assembleia da República com o primeiro-ministro Luís Montenegro. À discussão com o líder do Governo e do PSD, segue-se o debate preparatório do Conselho Europeu.

Como foi o desempenho do Serviço Nacional de Saúde em 2023?

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) divulga esta quarta-feira um relatório sobre o desempenho do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2023. De acordo com um relatório divulgado no final de fevereiro, os resultados das entidades públicas empresariais (EPE) integradas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) agravaram-se em 2022 com a retoma após a pandemia e com a subida da inflação, atingindo no total um saldo negativo de 1,3 mil milhões de euros.

INE divulga dados do Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação

O órgão estatístico português vai apresentar esta quarta-feira os dados relativos ao Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação durante maio. Em fevereiro, o valor mediano da avaliação bancária na habitação foi de 1.596 euros por metro quadrado (euros/m²), representando um aumento de 16 euros (1%) face a março, o valor mais elevado de sempre.

AMT e ANAC ouvidas na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação

Já na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação vão ser ouvidas a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). Na mesma sessão vai ainda ser apreciado e votado um requerimento apresentado pelo Chega para a audição do ex-primeiro-ministro António Costa e do ex-ministro das Infraestruturas João Galamba, “na sequência de notícias sobre as razões da demissão da Ex-CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener”. Além disso vai ser apreciado e votado o requerimento da Iniciativa Liberal para a audição do presidente do Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, para “escrutínio do ponto de situação da segurança e obras ferroviárias, nomeadamente, do Ferrovia 2020 e PNI 2030″.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião