É oficial: Grécia vai receber nova tranche do empréstimo de 8,5 mil milhões

  • ECO
  • 15 Junho 2017

Os ministros das Finanças da zona euro chegaram a acordo sobre o desembolso da terceira tranche do empréstimo à Grécia, no montante de 8,5 mil milhões de euros.

Os ministros das Finanças da zona euro já chegaram a acordo sobre o valor da terceira tranche do empréstimo à Grécia. Atenas vai receber 8,5 mil milhões de euros para cumprir com as obrigações de dívida.

“Foi uma reunião crucial para o programa [de assistência à Grécia], e estou satisfeito por anunciar que chegámos a um acordo sobre todos os elementos: a condicionalidade, a estratégia a seguir para a dívida e a participação do Fundo Monetário Internacional (FMI)”, declarou o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

Em declarações aos jornalistas, antes da reunião, Dijsselbloem lembrava que os credores já tinham reconhecido que a Grécia cumprira com todas as reformas que foram exigidas. Após meses de negociações e sucessivos desacordos, a Grécia recebeu assim, finalmente, “luz verde” dos seus credores – zona euro e Fundo Monetário Internacional (FMI) – para o desembolso de uma nova tranche do empréstimo no quadro do “resgate” em curso, e que Atenas aguardava já com grande urgência, para fazer face aos pagamentos em atraso mais urgentes que tem que saldar até julho.

Em cima da mesa estava, inicialmente, um empréstimo de 7,4 mil milhões a oito mil milhões. Contudo, os responsáveis pelas negociações concluíram que, com oito mil milhões, a Grécia poderia cumprir as obrigações de dívida e ficar com uma almofada extra.

Os ministros da zona euro estavam também a considerar um alívio da dívida grega, nomeadamente através de uma extensão da maturidade dos empréstimos em 15 anos, dos atuais 30 anos. De acordo com a Bloomberg, os ministros das Finanças do euro reforçaram o seu compromisso no sentido de estender esse alívio, se necessário. Mas não foram dados quaisquer passos concretos. Tudo ficou em aberto para a altura em que o atual programa de resgate terminar, ou seja, em meados de 2018.

Recorde-se que para aceitar esta solução, a Alemanha exige que o Fundo Monetário Internacional (FMI), que também participa nesta reunião do Eurogrupo, contribua para o resgate da Grécia. O FMI, por seu lado, exige mais reformas por parte da Grécia e mais detalhes sobre o alívio que seria concedido à dívida grega.

A diretora do FMI, Christine Lagarde, anunciou em comunicado “a intenção de propor ao Conselho de Administração do FMI” que aprove a participação da instituição no plano de ajuda à Grécia.

No total, a nova tranche entregue a Atenas permitirá pagar in extremis mais de sete mil milhões de euros de dívidas cujo prazo vencia em julho, afastando o risco de uma crise estival.

“Conseguimos alcançar um acordo global que vai permitir à Grécia virar a página de um período muito difícil”, congratulou-se o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici.

Conseguimos alcançar um acordo global que vai permitir à Grécia virar a página de um período muito difícil.

Pierre Moscovici

Comissário europeu para os Assuntos Económicos

Centeno: acordo é um “avanço muito importante”

Para o ministro das Finanças português, Centeno, o acordo alcançado é um “avanço muito importante” e uma “boa notícia para a construção da área do euro”.

Em declarações aos jornalistas após a reunião, Mário Centeno comentou que “correu bem para todos na área do euro, porque houve um avanço muito construtivo no processo grego”.

O ministro português saudou o “avanço muito claro nas autorizações que vão ser dadas nas próximas semanas para também o programa grego evoluir, com mais um pagamento à Grécia e, posteriormente, evolução também na análise da sustentabilidade da dívida grega, para que o acordo que foi alcançado em maio de 2016 possa ser cumprido na sua integralidade”.

Centeno considerou que o acordo desta quinta-feira é o corolário da “evolução muito positiva dos compromissos que o Governo grego tem assumido e tem concretizado em termos de alterações estruturais, de reformas, de reafirmação de reformas que têm sido feitas”.

(Notícia atualizada às 21h16)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É oficial: Grécia vai receber nova tranche do empréstimo de 8,5 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião