EDP estreia-se no solar descentralizado no Luxemburgo
A EDP vai instalar dois projetos solares nas instalações da The Goodyear Tire & Rubber Company, uma multinacional que produz pneus em Colmar-Berg, no Luxemburgo.
A EDP vai instalar, através da empresa Enerdeal, que a elétrica portuguesa adquiriu em 2023, dois projetos solares nas instalações da The Goodyear Tire & Rubber Company, uma multinacional que produz pneus em Colmar-Berg, no Luxemburgo.
Os painéis solares serão instalados no complexo industrial e de investigação e desenvolvimento da Goodyear, que é complementado por várias fábricas e instalações em Colmar-Berg, Bissen e Dudelange, informa a elétrica portuguesa, através de um comunicado.
O projeto inclui a instalação de cinco megawatts-pico (MWp) no telhado da fábrica e 2 MWp num sistema de carport. Estes projetos deverão gerar 6.500 megawatts-hora (MWh) de eletricidade renovável por ano, que será consumida nas instalações da Goodyear. Prevê-se que esta instalação evite aproximadamente três mil toneladas de emissões de CO2 por ano.
Atualmente, a Goodyear tem energia solar em dez das suas instalações em todo o mundo, com uma capacidade total de 30 MWp. Esta instalação será a quinta na região Europa e Médio Oriente e a 11.ª a nível mundial.
A geração solar distribuída deverá representar cerca de 50% da nova capacidade solar que será adicionada globalmente nos próximos anos, sendo por isso um eixo estratégico de negócio para a EDP. A elétrica compromete-se a investir 2,5 mil milhões de euros para instalar mais quatro gigawatts-pico (GWp) em projetos solares para famílias e empresas, até 2026. A aquisição da Enerdeal, que opera na Bélgica e no Luxemburgo, veio reforçar a aposta da EDP neste segmento na região Benelux.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP estreia-se no solar descentralizado no Luxemburgo
{{ noCommentsLabel }}