Carlos Gomes Nogueira é o novo presidente da CP

A Comboios de Portugal tem um novo presidente. O Governo anunciou esta segunda-feira a composição do novo conselho de administração.

Carlos Gomes Nogueira será o novo presidente da Comboios de Portugal. Já Sérgio Abrantes Machado e Ana dos Santos Malhó serão os novos vogais do Conselho de Administração da CP. O anúncio foi feito pelo Governo num comunicado enviado às redações. Desde 2013 que a empresa pública estava a ser liderada por Manuel Queiró, ex-deputado do CDS.

Segundo o Executivo, os novos nomes já foram submetidos à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) para que esta produza os pareceres com vista à nomeação do Conselho de Administração da CP para o mandato de 2017 a 2020. “O Conselho terá como presidente Carlos Gomes Nogueira e como vogais Sérgio Abrantes Machado e Ana dos Santos Malhó”, lê-se no comunicado.

Carlos Gomes Nogueira é professor auxiliar convidado do ISCTE, integrando o Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral. Gestor com uma carreira de décadas, o próximo presidente da CP é licenciado em gestão de empresas pelo ISCTE, tendo formações complementares nomeadamente em Harvard. É membro da Ordem dos Economistas.

Atualmente é o presidente executivo da Europartners, uma empresa de gestão “focada na inovação, no desenvolvimento, na internacionalização e na reestruturação empresariais”, segundo a descrição no seu website. Carlos Gomes Nogueira já tinha passado por várias empresas, entre elas a Groundforce, uma empresa de “handling” de aeroportos (assistência em terra de campanhias aéreas).

“O novo CA da CP, EPE terá como prioridades o desenvolvimento de uma política que contribua para a coesão territorial do país, a renovação estratégica do material circulante e a reestruturação orgânica da empresa“, lê-se no comunicado do Governo.

(Atualizada às 12h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Gomes Nogueira é o novo presidente da CP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião