Caminhos-de-ferro: as seis obras que avançam já

É em 2017 que os projetos de reabilitação das linhas de caminho-de-ferro vão chegar em força ao terreno. O primeiro vai ser adjudicado já amanhã.

É em 2017 que os projetos de reabilitação das linhas de caminho-de-ferro vão chegar em força ao terreno. O primeiro vai ser adjudicado já nos próximos dias — a eletrificação da linha do Minho. Este é apenas um exemplo do que vai mudar nos transportes no próximo ano:

1. Eletrificação da Linha do Minho

A modernização e eletrificação da linha do Minho, no troço Nine/Viana do Castelo representa um investimento de 28,5 milhões de euros. Num comunicado, a Infraestruturas de Portugal revelou que “a empreitada de eletrificação daquele troço, com 43,6 quilómetros, entre Nine (Braga) e Viana do Castelo, tem um valor de cerca de 16 milhões de euros e está integrada no Plano de Investimentos Ferroviários 2020, aprovado e apresentado pelo governo em fevereiro último”. O ministro do Planeamento e Infraestruturas vai estar presente na cerimónia na qual será dado o tiro de partida às empreitadas de conceção/construção da subestação de Tração de Vila Fria, com um valor de 3,7 milhões de euros, e de conceção, construção e manutenção do sistema de sinalização do troço Nine/Valença, no valor de 8,8 milhões de euros, revela o mesmo comunicado.

2. Eletrificação da Linha do Douro

Os trabalhos de eletrificação da Linha do Douro até à Régua vão iniciar-se no próximo ano, anunciou o ministro Pedro Marques na conferência de apresentação do Orçamento do Estado para 2017 do seu ministério. Pedro Marques reconheceu que esta obra irá resolver “um conjunto de constrangimento que já aconteceram este verão” e ajudar a dar resposta “ao aumento de procura justificado pelo Turismo”. Segundo dados da CP, em junho, na linha do Douro, o transporte de grupos aumentou 73%, o que corresponde a mais 8.314 viagens realizadas, num total de 19.629 passageiros transportados em grupos nesse mês.

3. Renovação da Linha do Norte

A Linha do Norte já está a ser renovada mas as obras vão continuar em 2017. “A Linha do Norte já está a ser alvo de intervenções e vamos aprofundar a renovação da integral da linha”, revelou o ministro Pedro Marques na conferência de apresentação do Orçamento do Estado para 2017 do seu ministério. Já no relatório do OE/2017 vem especificado que está “incluindo o arranque de obra em Ovar – Gaia”.

4. Modernização dos Alfas Pendulares

E como a Linha do Norte “é uma ligações das mais competitivas do país”, sublinhou o ministro Pedro Marques, vai ser posto em prática um plano de modernização dos Alfas Pendulares. Serão dez unidades entre 2016 e 2019.

5. Ligar Sines a Espanha

O corredor Internacional Sul, que liga Sines a Espanha, vai ser outra das grandes apostas no próximo ano, porque “é muito importante para a competitividade do Porto de Sines”, sublinhou o ministro Pedro Marques. Os trabalhos de “renovação e capacitação” vão começar pelo troço entre Elvas e a fronteira com Espanha.

6. Reativar a Linha da Beira Baixa

Pedro Marques, na mesma conferência explicou ainda que “a reativação da Linha da Beira Baixa estará no terreno em 2017”, uma aposta que mais do que duplicará o investimento. O objetivo é ainda concluir a “eletrificação da Linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda, um troço que está desativado desde 2009. O passo a seguir é apostar na Linha da Beira Alta que garantirá a recuperação do Corredor Internacional Norte e conseguir a “plena articulação plena entre as duas linhas”. Em julho, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou que a intervenção neste Corredor Ferroviário representa um investimento de 691 milhões de euros.

Segundo o relatório do Orçamento do Estado, “no âmbito do Plano “Ferrovia 2020” está previsto um investimento global de 2,7 mil milhões de euros, quer para a construção de novas linhas ferroviárias, numa extensão de 214 km, quer para a modernização de linhas existentes, em cerca de 900 km”. “Estes investimentos incluirão ainda o arranque da instalação do sistema europeu de gestão de tráfego ferroviário, o aumento do comprimento de cruzamento dos comboios para 750 m e a preparação da migração para a bitola standard“, refere ainda o documento apresentado no Parlamento na passada sexta-feira.

“Estes projetos ferroviários terão uma forte componente de cofinanciamento europeu, através do Portugal 2020 ou de outros mecanismos e instrumentos europeus, tal como o Mecanismo Interligar a Europa”, explica o relatório do OE/2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caminhos-de-ferro: as seis obras que avançam já

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião