Aeroporto de Lisboa ajusta operações para um verão eficiente

O Governo tomou medidas para antecipar a implementação do sistema de sequenciação de voos PMS no principal aeroporto do país, para evitar atrasos e limitação de voos durante a época alta do turismo.

O Governo aprovou um regime excecional e temporário para o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para limitar a implementação do sistema de sequenciação de voos Point Merge System (PMS) e, com isso, evitar constrangimentos no principal aeroporto do país durante este verão.

Inicialmente, a implementação do PMS estava prevista ocorrer até ao terceiro trimestre deste ano, conforme estabelecido pela Resolução do Conselho de Ministros de 28 de dezembro do ano passado. No entanto, o Governo decidiu antecipar esta implementação para não se estender além de meados de maio.

Esta antecipação tem como principal objetivo “evitar perturbações em período de maior tráfego, associado ao pico do denominado período IATA de verão”, refere o Decreto-Lei publicado esta sexta-feira em Diário da República.

Espera-se que, no futuro, o Aeroporto Humberto Delgado possa operar de forma mais eficiente, com menos atrasos e menor impacto ambiental graças ao sistema PMS.

Durante a semana em que o sistema foi implementado (entre 16 e 22 de maio), o aeroporto teve de reduzir o número de voos em 20% para dar tempo aos controladores de se adaptarem à nova tecnologia. Isto causou alguns atrasos, mas era necessário para garantir a segurança de todos.

Para lidar com estes atrasos, o Governo permitiu algumas exceções às regras habituais de voos noturnos. Normalmente, não são permitidos voos entre a meia-noite e as 6 da manhã, mas durante este período, os voos que se atrasassem por razões imprevistas podiam aterrar até às 2 da manhã. Além disso, alguns voos programados para depois das 6 da manhã podiam ser antecipados para as 5h30.

O Governo também pediu às companhias aéreas para usarem aviões mais modernos e silenciosos sempre que possível. Quando as condições de segurança permitiam, os aviões deviam usar pistas específicas para aterrar e descolar, para minimizar o impacto do ruído nas áreas residenciais próximas.

Estas medidas foram temporárias, mas a implementação do novo sistema PMS promete trazer benefícios duradouros após a completa adaptação ao sistema por parte dos controladores aéreos. Espera-se que, no futuro, o Aeroporto Humberto Delgado possa operar de forma mais eficiente, com menos atrasos e menor impacto ambiental graças a este sistema. Isto é particularmente importante considerando o crescimento constante do tráfego aéreo em Lisboa nos últimos anos.

O PMS é uma técnica avançada de sequenciação do tráfego aéreo que promete revolucionar a gestão das operações de chegada no aeroporto. Entre as vantagens esperadas estão a gestão mais eficiente do tráfego aéreo, a redução da necessidade de vetorização das aeronaves, operações de descida contínua que contribuem para a redução do ruído e do consumo de combustível, e um melhor aproveitamento da capacidade das pistas do aeroporto.

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